Entidade pediu o indeferimento da competição ao MP-SP por conta da pandemia de Covid-19
Da Redação / Foto: Reprodução
Por conta das medidas de prevenção à Covid-19, a Federação Paulista de Ciclismo acionou o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) para barrar a realização da Copa Desafio Rural de Mountain Bike (MTB), prevista para acontecer no dia 19 de setembro, em Guararema. O evento também foi vetado pelo prefeito de Guararema, José Eroles Freire (PL), o Zé.
Por meio de uma representação ao Ministério Público, a Federação solicitou o indeferimento do evento, assim como feito pela Prefeitura de Guararema , por meio de um ofício que solicitava apoio à realização da competição.
A GAZETA solicitou mais detalhes sobre a decisão ao prefeito, que respondeu: “Antes mesmo de saber sobre a posição da Federação Paulista de Ciclismo, reforcei que ainda não é um momento seguro para a realização do evento. É importante ver que a Federação também tem a mesma posição. Isso reforça que estamos priorizando a saúde de todos”, explicou. “Mesmo com o avanço na imunização e baixa dos índices, os grandes eventos em Guararema só poderão ser realizados com a totalidade da população vacinada com a segunda dose. Quando tudo isso passar, o evento será muito bem-vindo, mas não agora antes da vacinação de todos”, completou.
Desde sua primeira edição, em 2012, o evento de ciclismo conta com grande adesão de público.
Cidade Natal
No final de julho, a Prefeitura de Guararema também já havia cancelado o principal evento para o município: o Cidade Natal. Assim como em 2020, a https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal considera que o evento, apesar de ser importante para a economia local, acarretará em uma grande circulação de pessoas, especialmente de outros municípios, o que certamente aumentaria consideravelmente o número de casos, internações e óbitos provenientes da Covid-19.
Em anos anteriores, como em 2019, o evento chegou a gerar um movimento de cerca de 500 mil pessoas no município. Por conta desse intenso fluxo de pessoas, inclusive de caravanas de todo o Brasil, a prefeitura decretou o cancelamento das festividades natalinas por entender que o evento geraria grandes aglomerações no município.
“É uma decisão difícil, mas é uma decisão pensando na vida dos guararemenses. A vacinação contra a Covid-19 está evoluindo em nossa cidade e esperamos que, em breve, possamos retomar o calendário de eventos da nossa cidade, inclusive com o Cidade Natal”, concluiu o prefeito.