sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Ex-vereador e médico Rubens Bibo Fernandes morre aos 70 anos

Parlamentar mogiano por cinco mandatos, ex-vereador e médico deixa legado marcante na saúde, na cultura e na política da cidade
Amarildo Augusto

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Faleceu na tarde desta sexta-feira (13), no Hospital Dante Pazzanese, em São Paulo, o ex-vereador e médico ortopedista Rubens Benedito Fernandes, conhecido como Bibo, aos 70 anos. Casado com Maria Estela Ribeiro, ele era pai de dois filhos, Eduardo e Maira, frutos do primeiro casamento.

Figura emblemática da política de Mogi das Cruzes, Bibo Fernandes exerceu cinco mandatos consecutivos como vereador, entre 1997 e 2016. Foi eleito pela primeira vez em 1996, pelo então Partido Progressista Brasileiro (PPB), com 1.611 votos, após uma primeira tentativa em 1992. Ao longo da carreira, chegou a bater recorde de votação para o Legislativo mogiano, com 5.309 votos nas eleições de 2004.

Bibo também presidiu a Câmara Municipal em 2005 e 2006 e atuou como vice-presidente entre 1998 e 1999. Seu trabalho parlamentar deixou marcas importantes por meio de leis voltadas ao bem-estar da população, especialmente nas áreas de saúde e defesa do consumidor.

Entre principais propostas apresentadas por ele e que viraram lei estão algumas que beneficiam diretamente a população mogiana em diversas áreas. A Lei nº 4.634, de 1997, por exemplo, garantiu isenção de tarifa no transporte coletivo urbano aos portadores de deficiência auditiva.

Em 2005, a Lei nº 5.777 estabeleceu a cassação do alvará de funcionamento de postos de combustíveis que comercializassem produto adulterado. Dois anos depois, a Lei nº 5.996, de 2007, proibiu os estabelecimentos comerciais de imporem limites quantitativos de produtos colocados à venda, mesmo durante promoções. Por fim, a Lei nº 6.141, de 2008, tornou obrigatória a disponibilização de desfibriladores externos automáticos em locais com grande circulação de pessoas.

Formação

Formado em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o ex-vereador e médico Bibo Fernandes construiu sólida carreira como ortopedista. Atuou como servidor concursado da Prefeitura de São Paulo e foi médico coordenador do Plano PAS (Módulo 6) e do Serviço Municipal de Saúde em São Miguel Paulista, na capital.

Além da medicina e da política, Bibo também contribuiu significativamente para a cultura e o esporte mogiano. Presidiu o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade do Tietê e o tradicional time de futebol Ponte Grande, sempre incentivando a valorização das raízes culturais da cidade.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -