sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Estado não cumpre promessas e coloca em ‘xeque’ o turismo em Ilhabela neste verão

Balsas sucateadas, falta de banheiro e o não cumprimento de horários de saída das embarcações são dores de cabeça para ilhabelenses e turistas
Felipe Alves

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Aproveitar o verão em Ilhabela nunca foi tão difícil. Como se não bastassem os problemas estruturais, balsas sucateadas, falta de banheiro e o não cumprimento dos horários de saída das embarcações do Sistema de Travessias Litorâneas, o Estado surpreende – ou não – ao demonstrar mais uma vez o descaso com o serviço. Dessa vez, colocando em xeque o turismo em Ilhabela neste verão e prejudicando a população e os caminhoneiros que realizam a travessia diariamente. O prefeito do município, Toninho Colucci (PL), trouxe à tona os atrasos nas melhorias prometidas para o sistema, evidenciando os impactos negativos disso na cidade.

Em entrevista, Colucci explicou alguns desses atrasos. “O compromisso era restabelecer o serviço em um ano e meio, mas está atrasado. A balsa FB-30 está atrasada na entrega há quase três meses, e a balsa de passageiros ainda não voltou. Prometeram que retornará antes de 15 de dezembro. Espero que cumpram, pois, nossa população e o turismo têm sofrido com isso.”

Considerando o final de ano e o calor intenso, época em que a maioria dos turistas optam por destinos litorâneos, caso essas entregas não sejam finalmente cumpridas, pode-se agravar o caos no litoral paulista, devido ao aumento da demanda e das falhas constantes em todo o sistema. Entre as principais consequências está a intensificação de todos os problemas que já fazem do cotidiano da população um verdadeiro terror, decorrente da irresponsabilidade constante.

Questionada, a Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), por meio do DH (Departamento Hidroviário), informou que os prazos vêm sendo cumpridos. “Em setembro, a embarcação FB-30 foi abalroada por um navio cargueiro durante uma manobra de entrada pelo canal do porto de Santos, enquanto estava atracada no píer de manutenções. O DH avaliou os danos materiais e constatou a necessidade de novos reparos estruturais para garantir a segurança dos usuários e tripulações que utilizarão os serviços da embarcação. A FB-30 retornará para complementar a frota de embarcações na travessia São Sebastião/Ilhabela no início da Operação Verão”.

A Pasta também explicou que, durante a alta temporada, o sistema de travessias contará com o serviço de gestão de filas proporcional à demanda, iniciado no meio deste ano, com um investimento de R$ 6,9 milhões do Governo de São Paulo. “A ação organiza o acesso aos embarques por meio de agentes que sinalizam, controlam acessos e orientam os usuários, beneficiando a todos”. Além disso, a Secretaria garantiu que todas as embarcações que operam nas travessias estão devidamente certificadas e operam em plenas condições operacionais.

Diante deste impasse, a GAZETA continuará acompanhando o caso para verificar se, de fato, as entregas serão cumpridas.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -