Para evitar situação, a Prefeitura de Itaquá vai abrir 25 leitos para Covid-19 no CS-I
Por Lailson Nascimento / Foto: Bruno Arib
Na terceira reclassificação do Plano São Paulo que vai realizar em um período de 15 dias, marcada para amanhã (22), o governo estadual deve sugerir que Itaquaquecetuba volte para a Fase Vermelha de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus – quando são liberadas apenas as atividades essenciais.
A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que identificou 58 municípios paulistas que apresentaram, na média móvel dos últimos sete dias, capacidade hospitalar acima de 80% de ocupação para pacientes graves. Nove destes municípios já alcançaram 100% de ocupação, incluindo Itaquá. O levantamento foi elaborado com informações e dados da última quarta-feira (20).
Para evitar que a cidade regrida para a fase vermelha, o prefeito Eduardo Boigues (PP) anunciou, esta semana, que vai abrir uma ‘Central da Covid’ com 20 leitos de enfermaria e cinco leitos de UTI. O serviço, que deve começar a funcionar já na próxima semana, vai funcionar no prédio destinado para o CS–Infantil (Centro de Saúde Infantil), localizado na Rua João Vagnotti, Centro.
Situação
Na última sexta-feira (15), durante coletiva de imprensa, o secretário Marco Vinholi já havia alertado 43 cidades que estavam com a capacidade hospitalar de leitos de UTI para Covid-19 acima dos 80% e que deveriam endurecer as medidas para contenção do vírus.
“Desde a última reclassificação do Plano São Paulo, estamos alertando os municípios sobre alta na taxa de ocupação hospitalar. Recomendamos que as prefeituras determinem a restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares”, alertou.