As estradas dos Índios, Rio Acima, Hércules Campagnoli, Campo Limpo, Pinheirinho e Maria Caetano de Abreu e Capitão Esperidião foram incluídas no cronograma de melhorias
Da Redação / Foto: Divulgação
Seis estradas vicinais do Alto Tietê constam na lista do Governo do Estado para receberem obras de melhoria e recuperação asfáltica. O pacote faz parte da terceira fase do programa Novas Estradas Vicinais, lançado pelo governador João Doria (PSDB) e pelo vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) durante evento realizado ontem (15) no Palácio dos Bandeirantes. Elas foram incluídas no cronograma de investimentos do Governo do Estado atendendo a solicitação dos deputados estadual André do Prado (PL) e federal Marcio Alvino (PL).
As vicinais que serão modernizadas são:
- Estrada do Rio Acima, ligação da SP 088 à divisa de Mogi das Cruzes, em Biritiba Mirim, com 4,3 kms. Valor estimado: R$ 4.199.409,54;
- Estrada dos Índios, ligação entre Arujá e Itaquaquecetuba, com 6,1 kms. Valor estimado: R$ 6.666.614,31;
- Estrada do Pinheirinho Novo e Velho; ligação entre bairros de Itaquaquecetuba e Suzano e à SP 056, com 11 kms. Valor estimado: R$ 13.336.489,77;
- Estrada Hércules Campagnoli, ligação ao Parque Hotel, incluindo dispositivo, em Guararema, com 5 kms. Valor estimado: R$ 4.372.853,83;
- Estrada Maria Caetano de Abreu e Capitão Esperidião, ligação da estrada do Paiol à Av. João Pecny, em Ferraz de Vasconcellos e Poá, com 3,6 kms. Valor estimado: R$ 3.827.258,70.
Para o deputado André do Prado, a publicação do edital dessas obras consolidará mais uma conquista do Alto Tietê. “Eu e o deputado federal Marcio Alvino estivemos inúmeras vezes no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e tratando com o vice-governador Rodrigo Garcia para apresentarmos essas demandas. São importantes corredores da região que precisam de modernização”, comentou o parlamentar, presente a solenidade na sede do Governo do Estado na companhia dos prefeitos Zé Luiz (PL) – Guararema, Inho Taino (PL) – Biritiba Mirim, Rodrigo Ashiuchi (PL) – Suzano, Dr. Luís Camargo (PSD) – Arujá e delegado Eduardo Boigues (PP) – Itaquaquecetuba.
Nos últimos meses, os parlamentares trabalharam para que as vicinais do Alto Tietê estivessem na lista de prioridades do Estado. O deputado federal Marcio Alvino participou de todo esse trabalho de intermediação e acredita que as melhorias nas vicinais darão maior segurança e mobilidade aos moradores.
“É um grande investimento que, somado a outras conquistas que estamos tirando do papel, vão melhorar e muito a locomoção entre nossas cidades, ampliando a capacidade de escoamento da produção local até as estradas principais da região”, completou.
Na região, o maior investimento será feito na Estrada do Pinheirinho, entre Itaquaquecetuba e Suzano, em 11 quilômetros de extensão, com aporte de R$ 13,3 milhões. A via corta diversos bairros e se tornou um dos principais corredores do município.
Nessa nova fase serão beneficiadas 140 vias com 1.531 quilômetros de melhorias e investimento de R$ 1,08 bilhão em recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O programa coordenado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) já soma investimentos de R$ 2,29 bilhões e vai gerar 25 mil empregos, entre vagas diretas e indiretas. Somando as duas fases, são 279 vicinais beneficiadas e 3.094 quilômetros de melhorias.
Novas fases
O Governo de São Paulo prevê ainda o anúncio de outra fase de novas obras – desta vez, com pavimentação nas vicinais –, a ser anunciada em breve.
“Nós teremos ainda recapes de estradas estaduais e a pavimentação de várias vicinais, um conjunto de outras obras saindo também pelo DER”, afirmou o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia. “O que estamos celebrando hoje são conquistas, fruto de muita coragem e decisões certas na hora certa”, acrescentou.
“É um grande programa do Governo de São Paulo para melhorar a vida das pessoas e criar empregos todo o estado. Estas estradas integram os municípios do interior e do litoral, dão acesso a rodovias, portos, aeroportos e grandes centros urbanos. É o início da nova matriz logística de São Paulo”, disse o Secretário de Logística e Transportes João Octaviano Machado Neto.
Parceria técnica
Um estudo técnico do DER, feito em conjunto com as Prefeituras, identificou os principais gargalos para o desenvolvimento do projeto. As vicinais foram divididas em categorias – estradas que ligam polos geradores de produtos e serviços e rodovias estaduais, além das que dão acesso a municípios.
A publicação do edital da nova fase está prevista para as próximas semanas e o documento estará disponível no site do DER. A partir do edital, a previsão para início das obras é de quatro meses. O prazo de conclusão varia de três a 12 meses.