Das dez cidades da região, oito deverão abrir novos leitos de UTI e enfermaria para o combate à Covid
Por Giovanna Figueiredo / Foto: Divulgação
Em reunião com o Conselho de Prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anunciou a abertura de mais 70 leitos hospitalares nas unidades de gestão estadual alocadas no Alto Tietê. A medida visa evitar o colapso do sistema regional de saúde.
Serão 30 leitos UTI e 40 leitos enfermaria distribuídos nos hospitais Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba; Dr. Arnaldo Pezzuti, em Mogi das Cruzes e Hospital das Clínicas, em Suzano. Vinholi também anunciou o aporte de R$ 14,7 milhões do Estado para custeio parcial de unidades de UTI e enfermaria. Vale ressaltar que o valor a ser repassado é para as 12 cidades que compõem o Condemat, que engloba Guarulhos e Santa Branca.
Com o repasse, deverão ser abertos cerca de 80 leitos de UTI e 120 leitos de enfermaria que serão divididos entre os municípios de acordo com a demanda e a capacidade. Inicialmente os leitos serão alocados em Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano.
“Essa união dos municípios é muito importante e fortalece o nosso pleito para que tenhamos a atenção merecida para a nossa região e para garantir o atendimento aos nossos mais de 3 milhões de habitantes”, afirmou Rodrigo Ashiuchi (PL), prefeito de Suzano e presidente do Condemat.