Projeto teatral “Reciclar é uma festa” que incentiva o descarte correto do lixo será apresentado em quatro escolas municipais da cidade
Da Redação / Foto: Divulgação
O espetáculo “Reciclar é uma festa” terá apresentações gratuitas em quatro escolas municipais de Mogi das Cruzes, entre os dias 21 e 24 de março. O objetivo do projeto é levar, de forma lúdica às crianças, os benefícios da reciclagem para o meio ambiente.
A peça teatral é uma iniciativa do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura e conta com o patrocínio da Rud, multinacional que oferece diversas soluções em correntes e componentes para indústria, com produção da Incentivar. Mais de 1.600 alunos poderão assistir ao espetáculo.
A peça conscientiza sobre a situação dos lixões e aterros no país e os alunos vão elaborar sugestões sobre como reduzir lixo por meio de bons hábitos no dia a dia. Para isso, a iniciativa conta com músicas compostas especialmente para a montagem.

A interação dos personagens com o público é outro diferencial do espetáculo. O enredo apresenta um vilarejo distante, onde dois irmãos viviam com a avó. O lugar exalava harmonia e felicidade, os animais viviam soltos, a natureza era exuberante e o ar muito puro.
Tudo ia bem até aparecer o Sr. Besteirinha – uma terrível criatura, cujo maior prazer era semear hábitos ruins, como jogar lixo fora do lugar.
É preciso união dos dois irmãos para se livrarem do convidado nada ilustre. E a partir dos ensinamentos da vó Rosa, uma verdadeira mensagem de amor ao planeta surge para devolver a paz ao vilarejo.
Datas e locais e apresentação da peça
Segunda-feira (21/03), às 10h e às 14h – “Professora Teresa Martins Pinha” – R. José Galdino de Castro, 252 – Vila Jundiaí. Terça-feira (22/03), às 10h e às 14h – “Professora Lucinda Bastos” – Conjunto Residencial Santo Ângelo. Quarta-feira (23/03), às 9h e às 14h – “Professora Maria Aparecida de Faria” – R. Dr. João Antônio Rodrigues de Moraes, 85 – Vila Jundiaí. Quinta-feira (24/03), às 10h – “Professora Jovita Franco Arouche” – R. José de Carlo, 85 – Vila Lavínia.