A prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale (PSDB), apresentou nesta segunda-feira (3) a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, pasta inédita no Brasil.
Durante o evento realizado no gabinete da chefe do executivo, foi apresentado o secretário Carlos Alexandre Domingos da Silva, o coordenador executivo Francisco Willians Pires Ledo Junior e os demais colaborares da pasta.
A criação da Secretaria é uma iniciativa inédita no país e tem como finalidade criar e executar políticas públicas que envolvam a população em situação de vulnerabilidade social, regularização fundiária e adoção de estratégias de criação de emprego e renda.
Priscila falou sobre como surgiu a ideia da criação de uma secretaria voltada às favelas.
“A ideia nasceu de uma conversa minha com o Eduardo Lyra, CEO da Gerando Falcões, sobre o que poderíamos fazer juntos para focar atenção nas comunidades, mobilizar recursos, projetos e novas tecnologias para o município de Ferraz de Vasconcelos, aí veio a sugestão desta pasta”, disse a prefeita.
O secretário Carlos Alexandre falou sobre o processo de seleção a que foi submetido e revelou que também veio de comunidades carentes.
“Eu nasci e vivi na favela, sei das dificuldades, dos desafios e necessidades dos moradores, por isso me inscrevi quando foi aberto o processo seletivo, que garanto a todos, foi idôneo e totalmente transparente com os participantes”, disse o chefe da pasta.
Já o coordenador executivo Francisco Willians disse que a pasta será um modelo para o Brasil. “Ferraz de Vasconcelos será um modelo para o Brasil com essa ação, esse é o primeiro passo para uma mudança sobre como a favela é vista em nosso país.”
A Secretaria de Favelas vai trabalhar em parceria com outras pastas do município, como Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Saúde, Esporte, Desenvolvimento Econômico, entre outras, visando a melhoria estrutural das comunidades.
Estiveram presentes os vereadores Servo GDS (PODE), que também integrará a Secretaria, Osni Pasquareli (PDT), Neto do Cambiri (PSC) e Eliel Fox (PL), além da presidente do Fundo Social, Cida Gambale, e os representantes da Gerando Falcões.




