Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Eduardo Boigues retoma controle da UPA e do CS-24h para a Prefeitura de Itaquá

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Medida visa melhorar o atendimento e, ao mesmo tempo, apurar supostas irregularidades no contrato com a Santa Casa de Birigui

Por Lailson Nascimento / Foto: Verônica Ribeiro – Divulgação

A Prefeitura de Itaquaquecetuba retomou o controle de gestão da UPA do Jardim Caiuby e do CS-24h (Centro de Saúde) para a https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal. A decisão, que foi oficializada hoje (18), no Diário Oficial do Município, vai ocorrer por meio de intervenção. O prefeito Eduardo Boigues (PP) fez questão de visitar as duas unidades, durante o período da manhã, para comunicar o fato aos pacientes e, principalmente, aos funcionários das unidades de saúde. A cidade também vai inaugurar 25 leitos de enfrentamento à Covid-19.

Segundo o decreto de intervenção, logo no início da gestão a Secretaria Municipal de Saúde – que é comandada pelo secretário Edson Rodrigues, o Edson da Paiol -, recebeu um ofício subscrito por todos os médicos plantonistas anunciando que iriam paralisar os atendimentos por conta da inexistência de contrato e de pagamento por parte da “Santa Casa de Misericórdia de Birigui” desde o final de dezembro de 2020. A OSS (Organização Social de Saúde) assumiu os serviços de urgência e emergência na cidade em abril de 2020, durante a gestão Mamoru Nakashima.

Devido à situação, o prefeito decidiu intervir no contrato antes mesmo de seu término, programado para abril.

“Hoje estamos assumindo todo o contrato de gestão existente entre a https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal e a Santa Casa de Birigui, para que possamos fazer o gerenciamento e https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração dos recursos humanos, da compra e aquisição de medicamentos e insumos hospitalares, da classe médica, enfermagem, enfim, nós vamos ter relação direta com toda a equipe. Vamos operacionalizar tudo até que a gente termine a auditoria do contrato, apure as irregularidades já inicialmente apontadas e, aí sim, com prazo maior, a gente defina o futuro da OSS na cidade”, explicou o prefeito.

Enquanto realiza a auditoria, que deve durar 90 dias, a gestão Boigues também pretende lançar licitação para contratação de uma nova organização de saúde.

“O contrato com a Santa Casa de Misericórdia de Birigui vai até abril. O que nós pretendemos? Já iniciar um novo processo licitatório enquanto apuramos essas irregularidades e, com esse prazo de 90 dias, até o contrato se findar, a gente operacionaliza tudo, e aí sim, depois de uma licitação limpa, honesta, transparente, a gente possa ter outra entidade para nos ajudar a cuidar da saúde de Itaquá”, antecipou.

Cidade vai ampliar atendimento para Covid-19

O prefeito também anunciou, à GAZETA, que Itaquaquecetuba deve ampliar o atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19 ainda essa semana.

“A gente vai inaugurar mais 25 leitos, sendo 20 de enfermaria e cinco de UTI onde já era para ter sido inaugurado, que também está no contrato a Birigui e que até hoje não ocorreu, que é o Centro de Saúde Infantil. Então lá, até nós podermos ter mais tempo de inaugurar o nosso atendimento infantil, vamos montar um covidário, até para que a gente não regrida de fase no Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia, ou seja, não volte para a fase vermelha, porque aí vai restringir todo o direito de ir e vir, e aí prejudica a cidade como um todo”, ponderou.

Por fim, Eduardo Boigues falou sobre a ansiedade do município em receber as doses da vacina CoronaVac.

“Estamos na ansiedade de o quanto antes receber as doses da vacina. O que já temos pronto é o nosso programa de imunização. Em breve vamos divulgar onde serão os postos, como será o funcionamento, o horário, porque algumas questões dependem do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). A região vai realizar a vacinação de maneira igualitária, evitando que moradores de outras cidades migrem para aquelas que estendessem os horários de vacinação”, concluiu.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade