Uma das mais antigas e urgentes demandas da população de Itaquaquecetuba – e até de Arujá –, a duplicação da SP-56, a Rodovia Alberto Hinoto, também conhecida como Estrada de Santa Isabel, está prestes a sair do papel. A informação foi dada pelo prefeito Eduardo Boigues (PL) e confirmada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens), do Governo do Estado.
A promessa dessa obra permeia os itaquaquecetubenses, pelo menos, desde 2021, ainda na gestão João Dória (PSDB). O projeto, contudo, nunca saiu do papel.
Boigues, em entrevista exclusiva à GAZETA, contou que a não realização da obra se deu por conta da troca de Governo, em 2022, com a chegada de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Palácio dos Bandeirantes.
“Quando o atual Governo do Estado assumiu a gestão, ele acabou suspendendo a licitação que faria a duplicação da SP-56, para startar uma nova contratação de empresa especializada, elaborar um novo projeto executivo, alegado inconsistências no projeto anterior, então nós aguardamos. Como a situação da estrada está muito precária, nós solicitamos pelo menos uma manutenção, um recape, e eles aceitaram. Agora, eles conseguiram resgatar a licitação anteriormente suspensa”, explicou.
O prefeito conta que se reuniu com representantes do Estado nesta semana para tratar do assunto e que logo serão divulgados os primeiros trechos da obra.
A reportagem procurou também o DER, que confirmou a realização, como parte do conjunto de obras do programa “São Paulo pra Toda Obra”, lançado pelo governo estadual em abril.
“As tratativas para execução da obra foram retomadas e estão em andamento. No momento, o Departamento atua para obter as licenças ambientais e avalia a melhor forma de conduzir as desapropriações que serão necessárias. Após essa fase, será possível definir o cronograma das obras, com investimento total previsto de R$ 375 milhões, conforme define contrato já assinado”, diz um trecho da nota.
Segundo o prefeito, porém, os trabalhos devem iniciar no segundo semestre deste ano.