Na semana do aniversário de Itaquaquecetuba, o médico veterinário Edson Rodrigues (PODE), o Dr. Edson da Paiol, fundador do maior projeto de castração do Brasil, e o manauara Guilherme Gomes — criador do perfil Diárias do Gui, onde o jovem de 22 anos compartilha limpezas feitas de forma voluntária em casas de acumuladores compulsivos —, uniram forças para transformar a vida e restaurar a dignidade de uma moradora da cidade.
Dessa vez, a beneficiada foi Byanca do Prado, uma mulher transexual de 36 anos que vivia em condições críticas, cercada por lixos e ratos, e se alimentava, muitas das vezes, de restos encontrados no meio da sujeira. Sua aparência sofrida reflete todas as crueldades que já enfrentou ao longo da vida.
A situação começou a se agravar há cerca de dois anos, após a morte de seus pais e avós. Sozinha e sem o apoio dos irmãos, que se afastaram, Byanca mergulhou em uma profunda depressão. Quando acreditava que já havia passado por tudo, ainda enfrentou um relacionamento abusivo com seu ex-companheiro, que deixou marcas ainda mais traumáticas.
Foi nesse cenário de abandono que surgiu uma nova esperança. Sua vizinha Daniela Araújo, ao vê-la comendo lixo, decidiu intervir. De imediato, abriu as portas de sua casa, deu banho, alimentou, levou Byanca ao médico e passou a oferecer o suporte necessário para que ela pudesse retomar a própria vida.
“Eu conheço a Byanca desde sempre, mas fazia muito tempo que não a via. Um dia, eu decidi gravar um vídeo e marcar o Gui, sem imaginar que ele realmente responderia. Quando ela apareceu, trouxe para minha casa, dei banho, comida e expliquei que, se aceitasse ajuda, poderia ter uma nova chance. Antes mesmo da produção entrar em contato, eu já não tive coragem de deixá-la voltar para aquela situação. O mais gratificante é ver que um gesto simples devolveu esperança para alguém que só precisava de amor e cuidado.”
Nesse contexto de fragilidade que a história de Byanca chegou até Edson da Paiol e ao influenciador Guilherme Gomes.
“Normalmente, os casos que chegam à minha equipe eu não vejo pessoalmente, mas o da Byanca foi diferente. Quando vi a mensagem da amiga, fui conferir e, ao encontrá-la, percebemos no olhar dela que ela realmente queria mudar. Prontamente, decidimos ajudar”, explicou o influenciador.
Nova vida
O processo de transformação da casa de Byanca começou com a remoção do lixo orgânico e dos materiais de entulho. Em seguida, será feita a descontaminação completa do imóvel, enquanto Byanca será encaminhada para tratamento psicológico. Após essas ações, terá início a reforma completa da residência.
Os animais de estimação da moradora, um gato e um cachorro, receberão atenção especial por conta de Edson da Paiol. Eles serão levados a uma clínica veterinária para cuidados completos. Depois de todo o processo de limpeza, reforma e tratamento dos pets, eles retornarão para Byanca.
“Nós vamos levar os animais para a clínica, oferecendo todo o suporte necessário, incluindo atendimento, exames e cirurgias. Geralmente, a maioria das pessoas que passam por situações como essa acaba ficando doente, e os animais se tornam os únicos amigos que lhes restam. Hoje, uma nova vida se inicia para a Byanca, e o cachorrinho que nunca a abandonou também não será deixado de lado: após todo o tratamento, ele retornará para ficar ao lado dela”, afirmou Dr. Edson da Paiol.
Para a reforma completa da casa, o influenciador depende da colaboração de sua comunidade online. Todos os casos que ele acompanha são realizados por meio de doações, e para a Byanca não é diferente. Um link específico foi disponibilizado para quem quiser ajudar, e qualquer contribuição, por menor que seja, ajuda a tornar possível a limpeza, a reforma e a reconstrução da vida de Byanca.







