Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Documentário sobre o artista plástico Maurício Chaer terá música original composta por Rui Ponciano

Filme estreia no Theatro Vasques nos dias 28 e 30 de abril, com entrada gratuita ao público
Ponciano chegou a cantar a música em algumas apresentações por Mogi / Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O documentário, ‘Arte InspiraAção – Chaer: O Pirata Contemporâneo’, que contará o processo criativo do artista plástico Maurício Chaer, de Mogi das Cruzes, terá o cantor e compositor Rui Ponciano à frente da música original. Além da canção “Parafuso”, o musicista trará uma faixa nova exclusiva para o filme, intitulada ‘Pirata Contemporâneo’, produzida por Felipe Mafra. O projeto, financiado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), fará estreia gratuita ao público no Theatro Vasques no domingo, dia 28 de abril, às 17h30, e terá uma segunda exibição na terça-feira (30), às 19h30. 

Amigos desde a década de 1970, Ponciano e Chaer compartilham diversas histórias, desde participarem de movimentos artísticos e estudantis, até mesmo fugir da polícia durante o período de repressão da Ditadura Militar. Devido a essa longa estrada juntos, o cantor afirma que “não foi difícil conceber a música”, e que se inspirou na estética do rock setentista.

“Eu queria fazer como se o Chaer estivesse falando na canção, e por isso fiz ela em primeira pessoa. É como se eu fosse ele e ele fosse eu; uma troca de identidade. Porque eu me vejo muito nele, e acontece muito essa reciprocidade entre nós. Por isso foi muito legal poder compor esse som”, destacou.

Ponciano chegou a cantar a música em algumas apresentações por Mogi, e ressaltou que a receptividade do público foi muito positiva. Por outro lado, ele conta que essa é uma oportunidade de retribuir o amigo. “Ele me homenageou quando fez o cenário no Theatro Vasques para o lançamento do meu CD ‘Pico do Urubu’, em 2019, que ficou lindo. Então eu também devia essa a ele”, disse.  

Rodrigo Campos, diretor e roteirista do documentário, lembra que esse é o terceiro projeto que conta com o musicista no repertório de trilhas musicais em suas produções, tendo participado em ‘Serráqueos’, com ‘Pico do Urubu’; e em ‘Reexisto’, com ‘Castelo’. Dentre essas, porém, ‘Pirata Contemporâneo’ é a primeira feita com exclusividade para um filme. 

O diretor explica ainda que Ponciano foi a escolha ideal para compor uma música ao Chaer, visto que ambos “possuem trajetórias muito próximas dentro do cenário artístico da cidade”. Em paralelo, “ele conhece de perto a arte e a luta do Chaer e com isso pode trazer, além da estética, uma ligação afetiva na letra que compôs”. 

O Pirata Contemporâneo

‘Arte InspirAção – Chaer: Pirata Contemporâneo’ propõe uma viagem pelo processo criativo de um dos mais importantes artistas plásticos do Alto Tietê. Autor de diversas esculturas, quadros e instalações, Chaer destaca o papel da arte de vanguarda, da arte pública e os desafios na busca pela originalidade. 

Conhecido por sua ecleticidade para a criação das obras, passando pelos mais diversos materiais como cerâmica, cimento e galhos de mamonas e cedro, o documentário possibilita navegar na mente de Chaer e em seu ateliê, discutindo sobre os paradigmas da arte e sua função na sociedade. Assim, as gravações foram feitas pensando em trazer uma linguagem de câmera mais dinâmica, em que coloca o protagonista e o espectador em uma conversa. 

A produção, apesar do baixo orçamento, acompanhou ainda a experiência do artista ao visitar a 53ª Bienal de Arte de São Paulo, onde pôde contrastar as obras regionais com tendências do mundo todo.  

O documentário está em fase final de pós-produção, com estreia programada para o dia 28 de abril, às 17h30, no Theatro Vasques, localizado na R. Dr. Corrêa, 515, em Mogi das Cruzes. O filme ainda será exibido no dia 30 do mesmo mês, também no Vasques, às 19h30. A entrada é gratuita ao público com arrecadação de alimentos, e o trailer está disponível aqui.

Ficha técnica  

Além de Rodrigo Campos assumindo a direção e roteiro, e Rui Ponciano na música original, fazem parte da produção Geraldo Campos, na assistência de direção e dividindo o roteiro; Mayara Silva na produção; Adriano Lourijola na direção de fotografia; Guilherme Silva na fotografia still; Orlando Junior na captação de imagens aéreas com drone; e trilha sonora original de Felipe Mafra.    

O documentário é uma produção da Itapeti Filmes, financiada com recursos da LIC. Por meio da lei, o projeto recebe patrocínio da Quasar Transporte e Logística, Colégio Santa Mônica e da Província Carmelitana de Santo Elias. Assim que lançado no Theatro Vasques, o filme deve circular, inicialmente, em Mogi e região do Alto Tietê, com os locais específicos ainda a serem definidos, sempre acompanhado de debate com o artista e realizadores, além de arrecadação de alimentos para instituições sem fins lucrativos dos respectivos municípios.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade