Número de moradores e de empreendimentos comerciais aumentou em 20 anos
Por Will Siqueira / Foto: Bruno Arib
O distrito de César de Souza também é importantíssimo para Mogi das Cruzes, não só por ter seus 45 mil habitantes, mas também, e fundamentalmente, pelo comércio local ter se desenvolvido de maneira intensa nas duas últimas décadas – muito em função da migração de novos moradores àquela área da cidade.
César de Souza tem se destacado como um dos locais do município onde estão sendo construídas centenas de moradias a cada ano, fruto do crescimento imobiliário. Portanto, é natural que haja, ao mesmo tempo, uma expansão comercial. Farmácias, supermercados, lanchonetes e agências de banco já fazem parte do cotidiano dos que vivem no distrito.
O baiano José Raimundo dos Santos, 49 anos, é comerciante em César, onde mora há 25 anos, e há 11 anos abriu um restaurante, aproveitando o desenvolvimento do lugar.
“É um bairro bom de se morar. Às vezes, na parte de segurança, deixa a desejar, ainda mais para nós, que somos comerciantes. Mas, na parte de moradia, é legal. Vamos ver se com o novo prefeito a segurança melhora”, declarou.
Alex Afonso da Silva, 44, mora no bairro Socorro, mas todos os dias vai a César para trabalhar em sua farmácia, que foi inaugurada em 2011.

“O que falta é um correio, uma lotérica, mas o essencial já tem aqui. É um bairro muito bom”, afirmou.
Segundo o farmacêutico, o potencial de crescimento comercial do distrito fez com que ele fosse para lá e instalasse a sua farmácia, a qual fica em uma das principais avenidas da região.
A mineira Maria de Paiva Oliveira, 78, é uma das moradoras mais antigas de César (são 50 anos no local), de onde também tira o seu ganha-pão. “Aqui cresceu 100%. Quando me mudei, não tinha nada, podia contar as casas; de lá pra cá foi um estouro. Pra mim, está tranquilo.”





