Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Museu da Energia integra a resistência de Salesópolis pela qualidade da água

O espaço ainda é utilizado como usina e produz energia a ⅓ da população da cidade
Quem visita o museu pode participar de diversas atividades educativas e culturais / Foto: Cecilia Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Outro local que estimula a preservação e conscientização do consumo da água é o Museu da Energia, também localizado em Salesópolis. O local possui a primeira usina hidrelétrica construída no percurso do Rio Tietê. O equipamento foi inaugurado em 1913 e chegou a fornecer energia para Mogi das Cruzes, Santa Branca, Pindamonhangaba, Jundiaí, além, é claro, da Estância Turística. 

Após a água da nascente ser reutilizada gerando energia cinética na casa de máquinas, ela segue seu fluxo rumo ao rio Tietê. Atualmente, o espaço ainda é utilizado como usina e produz energia a ⅓ da população da cidade. 

Quem visita o museu pode participar de diversas atividades educativas e culturais, com visitas orientadas e trilhas que tratam sobre as questões de energia e meio ambiente. Um local importante, que retrata de forma literal a preservação da água.

O passeio se chama “Caminho da Energia”, onde é possível conhecer o processo de geração de energia visitando o reservatório, a casa de máquinas, a subestação elevadora e o espaço das águas. É o que explica a estagiária de ciências biológicas, Yasmin Cuba: “Uma curiosidade do roteiro está no espaço das águas. O local possui painéis expostos que contam sobre a ‘água que não vemos’, que consiste basicamente em demonstrar que este elemento está incluso na produção de objetos, alimentos, etc”, disse Yasmin. 

“Como por exemplo: para produzir uma garrafa plástica de 200 ml, é necessário utilizar seis vezes o conteúdo dela, ou seja, 1200ml. Outra curiosidade é que para a produção de 1kg de carne de boi, são necessários 15.500 litros de água, utilizada desde a irrigação do pasto até o processo final de venda”, complementou.

Faça a sua visita

O museu funciona de terça a sábado das 10h às 17h da tarde, e recebe alunos e visitantes de toda a região. O ingresso pode ser adquirido diretamente na bilheteria.

E em alusão ao Dia Mundial da Água, o museu com o apoio da EDP, irá oferecer a atividade cultural “Das Águas às Cirandas” com o grupo cultural Fuá de Cá. 

A atividade consiste na apresentação de cantigas que trazem a água como tema e convida os participantes a refletirem sobre a importância desse recurso vital. O apoio da EDP ao Museu acontece através do ProAC (Programa de Ação Cultural), lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O Museu oferece, ainda, uma caminhada pela “Trilha da Figueira” no dia 30. O trajeto é acessível para crianças e adultos e possibilita aos visitantes conhecerem a biodiversidade da Mata Atlântica, além de contemplar uma figueira centenária com mais de 20 metros de altura. 

Algumas atividades são gratuitas e outras necessitam de ingresso. Para mais informações, entre em contato no WhatsApp (11) 99115-0020 ou pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade