O Alto Tietê registrou uma queda de 9% nas mortes no trânsito em junho deste ano, segundo dados do Infosiga-SP. A redução ocorre em meio às campanhas de conscientização promovidas por municípios como Mogi das Cruzes, que tem se destacado na diminuição de atropelamentos. O dado ganha destaque neste 8 de agosto, quando se celebra o Dia Internacional do Pedestre.
De acordo com o Infosiga, o mês de junho de 2025 registrou dez mortes no trânsito no Alto Tietê, número 9% menor em comparação ao mesmo período do ano passado. Dessas vítimas, uma era de pedestre atropelado, sete eram condutores e duas, passageiras. Já janeiro de 2025 foi o mês com o maior número de mortes do ano até agora, com 18 registros — o menor total para o mês desde 2017. Seis dos acidentes fatais ocorreram em vias municipais e quatro, em rodovias estaduais.
As dez mortes registradas em junho de 2025 ocorreram em seis cidades do Alto Tietê: Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba, Mogi, Poá, Santa Isabel e Suzano. O Infosiga também aponta redução nos acidentes sem vítimas fatais. Foram 403 ocorrências em junho deste ano, contra 425 no mesmo mês de 2024.
Mogi das Cruzes está entre os poucos municípios paulistas com tendência significativa de queda nas mortes por atropelamento. Estudo da Diretoria de Segurança Viária do Detran-SP mostra que o município vem reduzindo a letalidade no trânsito em geral e, especialmente, entre pedestres. Mogi aparece entre as cidades com mais de 100 mil habitantes que registram essa tendência.
Embora a responsabilidade constitucional pela segurança no trânsito seja do Estado, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito tem promovido ações com foco na prevenção. Em 2025, cerca de 18 mil pessoas foram impactadas por atividades realizadas durante a Semana Nacional de Prevenção a Sinistros com Motociclistas e no Dia Nacional do Motociclista, celebrado em 27 de julho.
“Ações voltadas à segurança são importantes para um trânsito mais seguro e estão presentes na programação da equipe de segurança viária. Nosso objetivo é colaborar para salvar vidas”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama.
Entre os programas voltados à segurança de pedestres estão a Escola Mirim de Trânsito, ações educativas, distribuição de materiais sobre educação viária e campanhas específicas, como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, realizada em setembro.
A prefeitura reforça que qualquer medida voltada à segurança viária só terá eficácia com a conscientização de todos os envolvidos sobre a importância de um comportamento cidadão nas ruas e do respeito à sinalização e às regras de trânsito.



