Estações podem ganhar câmeras
Da Redação / Foto: Divulgação
O Governo do Estado está prestes a sancionar lei que promete revolucionar a sensação de segurança nos vagões e estações de trens e metrôs de São Paulo.
De autoria do deputado estadual ferrazense Rodrigo Gambale (PSL), PL (Projeto de Lei) aprovado na quarta-feira (10) trata da prevenção aos casos de violência e risco aos passageiros, além da criação de parcerias com órgãos de Segurança Pública com o propósito de auxiliar na localização de foragidos.
Segundo o projeto, “todas as estações do Metrô e da CPTM deverão ter câmeras de reconhecimento facial instaladas em suas dependências, bem como no interior dos vagões das composições, com o objetivo de preservar a segurança das pessoas, evitando riscos à vida ou a integridade das mesmas por ação de quadrilhas ou criminosos individuais.”
Com a tecnologia, o deputado entende que será possível o combate às quadrilhas que se dedicam a praticar crimes no transporte público.
“Dentro das composições, ocorrem roubos de celulares e ações de punguistas com bastante frequência. A presença de câmeras de reconhecimento facial nesses locais inibe a ação criminosa, pois o praticante saberá que será reconhecido. E, ainda que o crime seja praticado, essas câmeras identificarão os possíveis responsáveis. Finalmente, as câmeras facilitam também a localização de eventuais criminosos foragidos e de pessoas desaparecidas, prestando um serviço de incalculável importância”, defendeu Rodrigo Gambale.