Unidade é uma conquista pleiteada há anos pelo prefeito Eduardo Boigues, quando ainda era delegado
Da Redação / Foto: Bruno Arib
O Dia Internacional da Mulher em Itaquaquecetuba foi especial, pois as mulheres vítimas de violência na cidade passam a receber uma assistência diferenciada com a inauguração da Delegacia de Defesa da Mulher.
A unidade é uma conquista pleiteada há anos pelo prefeito Eduardo Boigues (PP), ainda como delegado de polícia. Esta medida vai proporcionar melhor atendimento e acolhimento para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, que por muitos anos permaneceram calados por medo de represálias de seus agressores e sem ter onde buscar ajuda.
“É um dia muito especial para a nossa cidade. Em nome da minha esposa, Mila, quero parabenizar todas as mulheres e que elas saibam que agora estão seguras, elas têm onde pedir ajuda”, reforçou Boigues.
A nova unidade da DDM de Itaquaquecetuba está localizada na Avenida João Barbosa de Moraes, 448, no bairro Vila Zeferina, e contará com sala de plantão, duas de investigação, três destinadas aos cartórios, uma para o delegado, uma de espera, além de carceragem, cinco banheiros e uma cozinha. Também há uma brinquedoteca e a sala lilás (para acolhimento mais humanizado).
O governador João Dória (PSDB), que participou de forma on-line, reforçou a importância da abertura da delegacia.
“Quero parabenizar as mulheres, principalmente porque hoje a felicidade é dupla: a inauguração da Delegacia de Defesa da Mulher e também o Dia Internacional das Mulheres, parabenizo todas, principalmente aquelas que estão na linha de frente da Segurança”, reforçou Doria.
A primeira-dama Mila ressaltou a importância da DDM para as mulheres de Itaquaquecetuba. “Eu tenho que parabenizar as mulheres e dizer que agora não estão mais sozinhas”, frisou.
O atendimento acontecia antes nas delegacias da cidade, e em alguns casos, a Secretaria da Mulher recebia as vítimas e fazia o primeiro acolhimento, orientando-a produzir o boletim de ocorrência. Outro benefício para a população é que haverá um trabalho integrado com a rede de apoio municipal, que vai proporcionar abertura para o encaminhamento psicológico, jurídico e outros que forem necessários.
A unidade passa a contar com um efetivo de oito policiais, sendo dois delegados, três investigadores e três escrivães, bem como uma frota de duas viaturas – uma delas descaracterizada. Nos próximos dias, chegarão mais seis funcionários para funções https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistrativas, cedidos por convênio com o Governo do Estado pela Prefeitura de Itaquá.