sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

CSI de Itaquá comemora 1 ano com mais de 10 mil atendimentos por mês

OSS que administra o pronto-atendimento, o INTS, cuida de mais duas unidades de saúde no município
Will Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Um ótimo trabalho vem sendo realizado pelo INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde) na cidade de Itaquaquecetuba. Há pouco mais de um ano no município, sendo responsável por três unidades de saúde – CS, CSI e UPA 24h –, a OSS (Organização Social de Saúde) tem atingido bons resultados e, por isso, fez questão de comemorar, nessa terça-feira (5), o aniversário de um ano do CSI (Centro de Saúde Infantil) Regina Neves.

O CSI é um pronto-atendimento para crianças e adolescentes que funciona 24 horas por dia, com atendimento a pacientes com idade entre 0 e 14 anos. Está localizado na Rua João Vagnotti, 186, no centro de Itaquaquecetuba.

“A gente chega a uma marca de mais de 120 mil atendimentos e mais de 60 mil exames laboratoriais e de imagem; temos aqui, no CSI, exames de Raio-X e de laboratório, a fim de o médico ter a melhor conduta com o paciente. E temos um grande êxito, que é a nossa taxa de satisfação, ou seja, o que o público aprova em relação ao nosso atendimento. Ao longo desse um ano, a gente tem a certeza de que o CSI trouxe sua marca e está deixando seu legado”, comemora a gestora operacional do INTS em Itaquá, Silvia Herranz.

A reportagem entrevistou informalmente alguns pais que aguardavam por atendimento a seus filhos e, de fato, a atuação do INTS no CSI tem sido aprovada e elogiada. “O atendimento é bom, pelo menos do que eu vi, está dez. É a primeira vez que eu venho, está bem bom”, confirma a dona de casa Joanes Camargo dos Santos.

Alessa Alves, gerente administrativa do CSI, resume esse um ano de operação da unidade de saúde.

“Foi um ano de muito trabalho árduo, de construir a nossa unidade, desde o começo, da chegada dos móveis, montar a equipe, qualificar, treinar… Para a gente é grande alegria estar vivendo esse momento; saber que a nossa cidade foi contemplada com uma unidade que atende as crianças de uma forma tão especial, com humanização. A gente fica muito feliz.”

A média de atendimento do CSI é de 10 mil atendimentos por mês. “É uma média alta que traz para a gente uma necessidade de responsabilidade e de organização do nosso serviço”, destaca Alessa.

Para a secretária de Saúde de Itaquá, Kelly Gasparini, “o nosso termômetro é o grau de satisfação do paciente e de seus familiares e, também, a resposta com relação à saúde pública. Tenho muito a agradecer o nosso prefeito Eduardo Boigues [PP] por acreditar nessa iniciativa.”

“A gente tem a estatística de que 70% é munícipe de Itaquá, e 30% estão distribuídos pela região”, acrescenta Silvia sobre o CSI atender pacientes de outras cidades da região.

‘Parceria é um sucesso’, comenta gestora do INTS

Foto: Bruno Arib

Com relação aos três equipamentos de saúde pública que estão sob a responsabilidade do INTS há pouco mais de um ano, a gestora operacional do instituto fez o seguinte balanço: “A gente tem a certeza que a nossa parceria com a gestão municipal é um sucesso. Temos um trabalho muito junto, de muita excelência, com muito compromisso em trazer para o município de Itaquaquecetuba o melhor serviço, o melhor atendimento.”

“Incansavelmente, cada dia a gente levanta para ser o melhor. Então, ao longo dessa trajetória de 365 dias, fazemos com que nossa equipe esteja ávida em atender o paciente da melhor forma possível. Não medimos esforços, tanto o INTS, enquanto gestão, quanto a gestão municipal. Deu o match (combinou) perfeito, foi uma combinação muito bacana”, constata Silvia Herranz.

Segundo Silvia, a prefeitura e a Secretaria de Saúde apostam que é possível fazer o melhor e dá ao INTS recursos para o bom desenvolvimento dos serviços prestados pelo instituto no CS (Centro de Saúde), na UPA 24h e no CSI – os três são unidades de atendimento de urgência e emergência.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -