Na manhã de quarta-feira (30), o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê) realizou o lançamento do Caderno de Negócios, uma espécie de revista contendo todos os indicadores sociais e econômicos da região do Alto Tietê, tanto de um modo geral quanto individual de cada cidade. O evento foi realizado no Centro Educacional Adamastor, em Guarulhos, e contou com a participação de oito dos 12 prefeitos do consórcio, tendo os outros quatro enviado representantes.
Essa é a segunda edição do Caderno de Negócios, que nasceu em 2018 com a missão de atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico regional, mas não tão completa quanto a atual, que conta com 77 páginas no total. Durante o lançamento, todas as autoridades fizeram questão de ressaltar a atuação do prefeito de Guarulhos e presidente do Condemat, Gustavo Costa (PSD), o Guti, para que o projeto caminhasse desta maneira, sendo o primeiro do tipo feito por um consórcio regional.
Questionado pela GAZETA, Guti disse que a inspiração veio de um projeto parecido que já existe em Guarulhos.
“Quando eu tive o privilégio de assumir a presidência do Condemat, eu quis trazer um pouco do que é exitoso em Guarulhos para toda a região e esse material é fantástico, é o mapa da mina para quem quer investir”, completou.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 120 mil reais na confecção do caderno, tendo sido R$ 70 mil custeados por grandes empresas, como a EDP, a Sicredi, a Suzano e o CIEE, por exemplo.
Para o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE), a publicação é de suma importância para fomentar o crescimento econômico da região aproveitando as potencialidades de cada município. Ele celebrou também o fato de as https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistrações de todas as 12 cidades que compõem o Condemat estarem agindo em consonância com a ideia de que o setor público deve agir como um facilitador para a iniciativa privada, defendida por ele.

Para o prefeito de Guararema, José Luiz Freire (PL), o Zé, um dos maiores trunfos do Caderno é o tratamento igualitário dado para todas as cidades, sem fazer diferenciação entre mais populosas e menos, mais ricas e mais pobres.
“É muito importante fazer essa divulgação das atividades comerciais e econômicas de todos municípios. Para uma cidade como Guararema, com 30 mil habitantes, estar num grupo que representa 3 milhões de habitantes é muito importante. Guararema, assim como outras cidades menores, até vai em frente, mas quando vamos juntos, vamos muito mais rápido e chegamos muito mais à frente”, disparou.







