Veja os horários do comércio e as expectativas para o setor
Por Giovanna Figueiredo / Foto: Bruno Arib
Depois de quase dois anos de intensa recessão em decorrência da pandemia de Covid-19, o comércio da Região está esperando que este seja “bom” final de ano para o setor. Nesta quarta-feira (17), o Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista) de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê, divulgou os horários do comércio para a Black Friday e para o mês de dezembro – que é considerado um dos melhores meses para o comércio, em decorrência das festas de final de ano.
Para a Black Friday – que vai acontece no dia 26 de novembro (sexta-feira) -, o Sincomercio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Mogi das Cruzes, definiram que o comércio de Biritiba Mirim, Guararema, Mogi, Salesópolis e Suzano, poderão funcionar das 8h até 24h (meia-noite).
Já para o mês de dezembro, as entidades definiram que o comércio em geral vai funcionar das 8h até 22h, enquanto que as lojas dos Shoppings poderão abrir das 10h às 23h. As exceções acontecerão nos dias 16 e 23 de dezembro, quando o setor poderá funcionar até a meia-noite.
Expectativa
Em entrevista à GAZETA, o presidente do Sincomercio, Valterli Martinez, afirmou que há um estudo da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) que aponta um crescimento de vendas em relação ao ano passado, principalmente na modalidade presencial. No entanto, o número não deve ser superior ao de 2019 – antes da pandemia.
Sobre as contratações do comércio, Valterli diz que eles estão encarando como uma recontratação, já que muitos empregos foram pedidos por conta da pandemia. Segundo o presidente do Sincomercio cerca de 3 mil empregos foram pedidos e a expectativa é que eles sejam recuperados ainda este ano.
“Acreditamos que vai ser um ‘bom’ final de ano, mas ainda não vai ser um ano ‘ótimo’, finalizou Valterli.