Hoje (01), às 16 horas, a bola vai rolar no Estádio Ibn Batouta, no Marrocos (país-sede), no confronto entre Al-Ahly (Egito) e Auckland City (Austrália): é a abertura do Mundial de Clubes da Fifa 2022.
A “Copa do Mundo” de clubes é organizada e realizada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associação) de maneira ininterrupta desde 2005. A primeira edição ocorreu no Brasil, em 2000, e foi vencida pelo Corinthians.
Neste ano, valendo pela temporada de 2022, será disputada por Flamengo, Real Madrid, Seattle Sounders (Estados Unidos), Al-Hilal (Arábia Saudita), Wydad Casablanca (Marrocos) e os dois que abrem o campeonato.
O Mundial de Clubes reúne os campeões da Liga dos Campeões da Europa (Champions League), Copa Libertadores da América, Liga dos Campeões da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), Liga dos Campeões da AFC (Ásia), Liga dos Campeões da CAF (África), Liga dos Campeões da OFC (Oceania) e o clube representante do país aonde ocorre a competição.
Flamengo e Real Madrid entram direto na semifinal. A estreia do Rubro-Negro será na terça-feira (7), contra o vencedor de Wydad Casablanca e Al-Hilal, que duelam no sábado (4).

Já o campeão da Champions faz seu primeiro jogo na quarta-feira (8) e espera pelo clube que virá da outra chave.
Aliás, o Real Madrid é o maior ganhador do Mundial de Clubes da Fifa, com quatro conquistas. O Barcelona é o segundo, com três. Em seguida, vêm Bayer de Munique e Corinthians, ambos com dois troféus.
São Paulo é o maior campeão mundial do Brasil
O São Paulo é o clube brasileiro com mais títulos mundiais, três no total; porém a Fifa, embora tenha oficializado os títulos de 1992 e 1993, não organizou os mundiais disputados antes do ano 2000 – era uma partida que colocava frente a frente, no final do ano, o campeão da Libertadores e o campeão europeu, também intitulada de Copa Intercontinental.




