A cidade de Arujá tornou-se, oficialmente, MIT (Município de Interesse Turístico) e vivenciou, na quarta-feira (27), um marco histórico em seu desenvolvimento turístico, passando a fazer parte de outras 144 cidades que já receberam o título no Estado de São Paulo. Em sessão extraordinária, a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) votou a concessão do título para Arujá, uma iniciativa que deverá transformar o cenário econômico e social da região. Com a aprovação, a cidade agora se consolida como um destino turístico de destaque no estado, impulsionando a geração de emprego e renda no setor, ressaltou o prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr Camargo.
O título de MIT é concedido pelo Governo de São Paulo a cidades que possuem potencial turístico e que atendem a uma série de requisitos legais. Essa classificação visa reconhecer e fomentar o desenvolvimento do turismo nesses municípios, permitindo que recebam recursos e apoio para investir em infraestrutura, atrativos e serviços turísticos. O objetivo principal é impulsionar a economia local, gerar novas oportunidades de trabalho e promover a cultura e as belezas naturais da região.
A conquista do selo MIT para Arujá é resultado de um trabalho árduo desenvolvido pela atual gestão com o apoio da Alesp, da Câmara Municipal e, em especial, da Secretaria estadual de Turismo e Viagens e da Secretaria de Turismo e Lazer de Arujá. Esses esforços culminaram na votação favorável na Alesp.
“Nossa cidade entrou, definitivamente, na rota turística do Estado de São Paulo por ter seu potencial reconhecido neste segmento. Agradeço ao presidente da Alesp, deputado André do Prado, e ao secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, pela atenção ao tema, bem como ao nosso secretário de Turismo e Lazer, Renan Lucena, que se empenhou juntamente com toda a equipe da pasta. Ao se tornar MIT, Arujá conquista um avanço significativo no setor, objetivo buscado há muitos anos. Desde que assumimos, intensificamos a luta para que o turismo na nossa cidade se desenvolva”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.
Com a oficialização como Município de Interesse Turístico, Arujá, carinhosamente conhecida como Cidade Natureza, terá maiores possibilidades de investimento que impulsionarão ainda mais o seu crescimento. O principal deles é a possibilidade de receber recursos estaduais específicos para o fomento do turismo.
Esses investimentos poderão ser aplicados na melhoria da infraestrutura turística, como a revitalização de parques, a criação de novas rotas turísticas, a capacitação de profissionais do setor e a promoção dos atrativos locais. A ampliação da geração de emprego e renda é uma das consequências mais esperadas, com a atração de novos empreendimentos e o fortalecimento dos negócios já existentes no segmento turístico, atraindo mais visitantes e consolidando sua posição no mapa do turismo paulista.












