Na prática, os munícipes poderão economizar até 13% do valor ser pago
Por Júlia Andrade / Foto: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes é a cidade do Alto Tietê que terá o menor reajuste do IPTU de 2022. Além disso, a cidade oferecerá um “combo” de descontos para os contribuintes que pagarem o valor do imposto dentro da data estipulada.
O município, assim como no ano passado, não terá aumento real do IPTU, que será atualizado somente pela inflação e o índice de correção será o menor dentre os índices oficiais (atualmente, o menor índice é o IPC-Fipe). O aumento é de 9,96%.
Mogi contará ainda com outros benefícios à população, como o aumento de 5% para 8% de desconto para quem pagar à vista. Também haverá o abatimento de 5% para quem estava com o tributo em dia até 1º de novembro de 2021. Na prática, os munícipes poderão obter até 13% de desconto (5% por estar em dia e mais 8% pelo pagamento em parcela única).
E mais: quem pagar o IPTU parcelado, desde que o pagamento seja feito até a data de vencimento, terá uma redução de 5% no valor.
As demais cidades da região optaram por seguir o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para realizar o reajuste do imposto. Os aumentos variam de 10,25% a 10,74%. Em relação aos descontos, os números variam de 5% a 15%, no entanto, ao contrário de Mogi, os descontos são exclusivamente para pagamentos à vista.