sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Com inauguração da UBS do Fortuna, Boigues prova que saúde é prioridade

Prefeito anterior, que era médico, foi incapaz de dar sequência às obras de 8 UBSS
Lailson Nascimento

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Um prédio antes abandonado, cuja obra ficou paralisada por 10 anos, agora dá lugar a uma UBS capaz de atender mais de 7 mil pessoas de 12 bairros de Itaquaquecetuba. Trata-se da UBS Jardim Fortuna, a quinta unidade básica de saúde cujas obras estavam abandonadas e foram retomadas pela atual https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal. Por meio de parceria com a iniciativa privada, a gestão do prefeito Eduardo Boigues (PP) concluiu a construção do novo serviço de saúde a custo zero para a Prefeitura de Itaquaquecetuba. A entrega do prédio ocorreu no sábado (20), com a presença de centenas de munícipes. 

Se o prefeito anterior (Mamoru Nakashima), que é médico, não enxergou a necessidade do equipamento para a região do Jardim Fortuna,  o delegado (Boigues) provou a importância do espaço: foram realizados quase 1.500 atendimentos entre consultas médicas, enfermagem odontológica, vacinação e farmácia logo na primeira semana de funcionamento da UBS. 

A empregada doméstica Mirian Maria de Oliveira, 62 anos, foi uma das moradoras da região que fez questão de conhecer a UBS nesses primeiros dias de funcionamento. Embora possua convênio médico particular, ela foi à unidade na sexta (26) e saiu com uma consulta marcada para a próxima segunda (29).

“Fui bem atendida, gostei muito e serei atendida na segunda-feira novamente. Antes eu não buscava atendimento em posto porque tenho convênio, só ia pra pegar algum material de curativo, mas era muito difícil. E hoje vim com essa finalidade, de pegar curativo, mas mediram minha pressão, fizeram um check-up, e vou voltar na segunda”, explicou.

Empregada doméstica Mirian Maria de Oliveira, 62 anos

Até quem “não gostaria” de ir à UBS já foi socorrido pela unidade, como é o caso de um paciente que recebeu os primeiros socorros no posto do Fortuna antes de ser encaminhado à UPA. Vítima de um acidente de trânsito, ele foi socorrido logo após ter a cabeça atingida por um portão que era transportado em um carro. 

Embora seja unidade básica, os GCMs Rocha e Bretas, que também são servidores municipais, sabiam que era possível o munícipe receber os primeiros socorros no local, como explicou a enfermeira emergencista  Abgail Profício, que atua na unidade.

“Ele chegou com bastante sangue ativo, mas prontamente a equipe o socorreu na sala de emergência, fizemos um curativo oclusivo, com limpeza, para ele se dirigir à UPA. Ou seja, demos um atendimento imediato, pois sem o atendimento correto esse sangramento ativo poderia não parar. Essa não é a função da UBS, mas a unidade está preparada para atender casos como esse”, concluiu Abgail.  

ESTRUTURA – O local é informatizado e climatizado, conta com seis consultórios, duas salas de odontologia, espaços para medicação, coleta de exames, além de área para palestras e atividades de conscientização. Entre os atendimentos que serão oferecidos à população estão de clínica médica, ginecologia, odontologia e pediatria, assim como procedimentos de enfermagem.

Total Views: 1
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -