Na manhã desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou o Sistema Digital de Prestação de Contas, o Portal da Parceria, administrado pela empresa Inovação Gov. A iniciativa tem como objetivo garantir mais transparência, agilidade e eficiência na prestação de contas das entidades do terceiro setor, além de atender às determinações legais do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).
Até então, a prestação de contas das entidades parceiras da prefeitura era realizada mensalmente por meio de documentos impressos. Eram necessárias mais de 150 páginas preenchidas manualmente para o cumprimento dessa obrigação. Agora, todo o processo será digital, oferecendo mais praticidade, segurança e transparência.
Para garantir a efetividade do novo sistema, 85 entidades que prestam mais de 200 serviços ao município, por meio de contratos públicos, receberão capacitação para aprender a utilizar a plataforma e realizar suas prestações de contas de forma digital.
De acordo com Roberto Viana, um dos responsáveis pela empresa Inovação Gov, apenas 10% dos municípios do estado de São Paulo adotaram esse formato digital. Na região, Mogi tem sido, mais uma vez, pioneira na iniciativa, que reforça o compromisso com a população mogiana.
“Com a digitalização, você tem uma gestão muito melhor das políticas públicas. Hoje, Mogi é uma das primeiras cidades da região a entrar com esse processo de desburocratização e modernização, além de consequentemente atender aos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas”.
Para o secretário municipal de Finanças, Robson Senziali, o novo processo desburocratiza a prestação de contas, além de facilitar a consulta e o armazenamento das informações. “Nós vemos isso como um investimento, pois a digitalização permitirá facilitar, modernizar e tornar mais transparente a prestação de contas. Com certeza, trará muitos benefícios à prefeitura e às entidades.”





