sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Com ampla vantagem, Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara

Resultado confirma favoritismo do atual presidente, que formou frente unindo até PT e PL; votação foi recorde na história do Congresso
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Esta quarta-feira (1), data que marca o início do ano legislativo, está sendo marcada por grandes movimentações no cenário político nacional, mais precisamente envolvendo o parlamento. Tanto a Câmara dos Deputados, quanto o Senado, realizaram suas cerimônias de posses dos congressistas eleitos em 2022 e, subsequentemente, as eleições para as presidências das casas.

Depois de Rodrigo Pacheco (PSD) conseguir a reeleição no Senado, o deputado federal e atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), confirmou o favoritismo esperado e foi reconduzido ao cargo com 464 votos. Chico Alencar (PSOL) e Marcel Van Hattem (Novo) tiveram 21 e 19 votos, respectivamente.

Lira formou uma ampla aliança, reunindo inclusive o PT, de Lula, e o PL, de Bolsonaro, o que o garantiu um recorde de votos, batendo João Paulo Cunha (PT), em 2003, e Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991, ambos eleitos com 434 votos de um total de 513.

Também foi eleita a Mesa Diretora, que será composta por:

– 1º Vice-presidente: Marcos Pereira (Republicanos-SP)

– 2º Vice-presidente: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)

– 1º Secretário: Luciano Bivar (União Brasil-PE)

– 2º Secretária: Maria do Rosário (PT-RS)

– 3º Secretário: Júlio Cesar (PSD-PI)

– 4º Secretário: Lucio Mosquini (MDB-RO)

– Quatro suplentes de secretários: Gilberto Nascimento (PSC-SP); Pompeo de Mattos (PDT-RS); Beto Pereira (PSDB-MS); e André Ferreira (PL-PE).

PAI DE LIRA TEM DE SER ATENDIDO – Além da conturbação esperada, um fato inusitado também causou agitação durante a solenidade de posse dos deputados federais eleitos. Por volta das 10:40 da manhã, o ex-senador e atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira (PP), que é pai do presidente recém reeleito, passou mal e teve de ser atendido às pressas.

Até o momento não há informações sobre a causa do mal-estar, apenas que Benedito, que tem 80 anos, foi prontamente socorrido por brigadistas e pela equipe médica da Casa, e em seguida, encaminhado de ambulância a um hospital privado de Brasília.

A sessão foi interrompida por volta de 40 minutos, enquanto Lira acompanhava o estado de saúde do pai, mas foi retomada por volta das 11:20.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -