Santa Isabel passa a contar, pela primeira vez em sua história, com uma GCM (Guarda Civil Municipal). A corporação, formada por 25 agentes, entrou em operação na sexta-feira (7) após cerimônia de formatura realizada no Bosque Maia, em Guarulhos, onde o grupo participou de um curso de capacitação na Academia de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Afag), referência no Estado de São Paulo.
O evento reuniu 130 novos GCMs de cinco cidades — Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel, Arujá e Francisco Morato — e marcou a conclusão de uma formação de sete meses, com cerca de mil horas/aula. As disciplinas incluíram ética, mediação de conflitos, responsabilidade funcional, armamento e tiro, normas disciplinares e noções de direito.
Para o prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla (PODE), a implantação da GCM é um marco histórico e resultado direto da reorganização administrativa promovida pela gestão dele na administração municipal.
“Esses 25 novos guardas vão trazer mais segurança patrimonial e tranquilidade às famílias, reforçando o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Militar. É um passo importante rumo a uma segurança pública de qualidade”, afirmou. Chinchilla também adiantou que a prefeitura planeja ampliar o sistema de câmeras e convocar novos guardas até 2026.
O secretário de Segurança, Domingos Martins de Oliveira, o Capitão Martins, destacou que a criação da GCM representa um avanço, mesmo diante dos desafios de começar do zero.
“Estamos finalizando a sede da Guarda, já temos duas viaturas e vamos ampliar para cinco no próximo ano. A corporação começa desarmada, mas acreditamos que, até meados do próximo ano, isso esteja regularizado”, explicou. Segundo ele, neste início o foco será o trabalho comunitário e a adaptação dos agentes à cidade: “A maioria vem de outras cidades, então esse contato com a população é essencial”, disse.
O secretário municipal de Governo, Felipe Nabil, ressaltou a importância da conquista para a população:
“É uma guarda que a cidade esperava há muito tempo. Foi criada no governo do doutor Carlos Chinchilla e vai ajudar muito na segurança. Agora temos câmeras de monitoramento e, em 2026, esse sistema será ampliado”, afirmou.
Também presente ao evento de formatura, em Guarulhos, o vereador Anderson Rebelo (PP), o Anderson Cueca, parabenizou a conquista da gestão Chinchilla.
“É um marco histórico para Santa Isabel. Nós acompanhamos o trabalho da GCM em outras cidades e sabemos que a atuação dela é de extrema importância para o bom funcionamento da segurança pública. Então, desejo muita sorte e sucesso aos agentes, pois, juntos, conseguiremos melhorar a segurança em santa Isabel”, concluiu.



