A advogada e presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, realizou na noite desta terça-feira (2) a primeira etapa de lançamento do livro “Vale Reciclar”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arujá. A obra, inspirada no projeto implantado no município — hoje referência citada no Manual Técnico do Fundo Social do Estado de São Paulo — marca o início de uma agenda estadual que inclui, ainda este ano, a segunda etapa em Mogi das Cruzes e o lançamento oficial na capital paulista. O evento reuniu autoridades, instituições de ensino, organizações sociais e lideranças da região.
Na publicação, Clau apresenta a metodologia do Vale Reciclar e destaca a trajetória do projeto em Arujá, que completará quatro anos em janeiro de 2026. Nesse período, mais de 250 toneladas de materiais recicláveis deixaram de ser enviadas ao aterro, fortalecendo a economia circular, preservando o meio ambiente e estimulando a educação ambiental.
A iniciativa se consolidou como um modelo sem custos para o município e, neste ano, ampliou seu alcance com a implantação da Loja Móvel, que descentralizou o atendimento por meio de um trailer itinerante, permitindo a participação de toda a população.
>> Participe do nosso grupo no WhatsApp – clique aqui.
Durante o lançamento, Clau enfatizou que o livro nasce com o objetivo de incentivar gestores, educadores e organizações a adotarem iniciativas semelhantes em outras cidades. Por isso, estão previstos novos eventos no Estado de São Paulo, especialmente nas regiões do Alto Tietê e Vale do Paraíba, para compartilhar a metodologia e estimular sua replicação.
“O Vale Reciclar nasceu do olhar para as pessoas e para o impacto que pequenas ações podem gerar quando toda a comunidade participa. Transformamos recicláveis em oportunidade, dignidade e consciência ambiental. Meu desejo com este livro é que outras cidades percebam que é possível implementar um modelo simples, acessível e transformador, que muda vidas sem gerar custos ao poder público”, afirmou Clau Camargo.
O prefeito de Arujá, Dr. Luis Camargo, destacou o impacto positivo do programa para a cidade e a importância de políticas públicas que unam sustentabilidade, inclusão e participação social. Também estiveram presentes representantes do Legislativo arujaense, lideranças regionais e autoridades de municípios do Vale do Paraíba.
A obra, patrocinada pelo Instituto Viva Arujá, teve tiragem impressa reduzida e está disponível gratuitamente no site www.valereciclar.com.br
Agenda de lançamentos
- Arujá: 02/12 – Salão Nobre da Câmara Municipal
- Mogi das Cruzes: 09/12 – Auditório da OAB
- São Paulo (lançamento oficial): 15/12 – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)
- Janeiro de 2026: Lançamentos em Jacareí, São José dos Campos e outras cidades do Vale do Paraíba


