O projeto Brotar, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Sabesp e a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, será aplicado em 818 domicílios da área rural do município.
O trabalho está previsto para começar em até 30 dias e terá como objetivo mapear propriedades rurais, levantando necessidades relacionadas a abastecimento de água e coleta de esgoto, a fim de garantir mais qualidade de vida à população.
O chamado censo rural foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (24), na Prefeitura, com representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Segurança Urbana, Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas. O engenheiro da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Felipe de Almeida, detalhou como será o processo.
Além de Ferraz, outros 360 municípios paulistas atendidos pela Sabesp também participarão da ação.
Receba notícias no seu WhatsApp – clique aqui!
Seleção de recenseadores locais
Atendendo a pedido do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke, os recenseadores serão selecionados entre moradores de Ferraz, gerando oportunidade de emprego no município. O levantamento deve durar até 90 dias, com visitas às casas da zona rural.
Para identificação, os recenseadores receberão crachás, coletes e bonés. O trabalho contemplará, em Ferraz, a região do Cambiri.
Segundo Almeida, o censo será fundamental para subsidiar políticas públicas:
“Todo este levantamento auxiliará na definição de políticas públicas e na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.
A ação contará com suporte de várias secretarias:
- Desenvolvimento Econômico: seleção dos recenseadores;
- Segurança Urbana: apoio da Patrulha Rural da GCM;
- Desenvolvimento Habitacional: divulgação às comunidades;
- Secom: comunicação e tratamento das informações de interesse público.
Participaram da reunião também a secretária de Segurança Urbana, Daniele Cristina Oliveira de Freitas; o comandante da GCM, Cléverson Ramos; representantes do Desenvolvimento Econômico e Habitacional; e assessores municipais.




