O Brasil está entre os países com maiores índices de obesidade no mundo todo. Segundo dados apontados pelo Atlas Mundial da Obesidade 2022, publicado pela Federação Mundial de Obesidade (World Obesity Federation), a obesidade deve atingir quase 30% da população adulta brasileira em 2030.
Obesidade é uma doença crônica que acarreta diversos problemas, como a sobrecarga do sistema ósseo e articular, que ocasiona uma série de problemas ortopédicos, além de outros problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, gota, asma, aumento de colesterol, dor de cabeça e 13 tipos de câncer.
Entre eles está o câncer de mama, que já é o mais comum entre as mulheres, atingindo 12% da população feminina em alguma etapa da vida adulta. Os outros tipos são encontrados no rim, fígado, pâncreas, ovário, tireoide, estômago, esôfago, cólon e reto, entre outros. E para reforçar os cuidados e prevenção, a campanha do Outubro Rosa reforça a importância do autoexame como forma de prevenir o câncer de mama.
De acordo com a Dra. Andrea Pereira, médica nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein e cofundadora da ONG Obesidade Brasil, atualmente são 41 milhões de pessoas com obesidade no Brasil.
“É extremamente necessário que as pessoas mantenham um peso saudável, uma alimentação balanceada e pratiquem atividade física regularmente. Essa é a melhor receita na prevenção, durante e no pós-tratamento do câncer e da obesidade”, explica Andrea.

Ela ainda complementa que a obesidade traz um aumento da incidência de câncer e também da recidiva, que é a volta de um tumor; além de causar aumento dos casos de mortalidade, aproximadamente 14% em homens e mais de 20% em mulheres; ocasionar uma pior resposta ao tratamento oncológico, um maior risco de complicações pós-operatórias, com risco de infecção e linfedema, maior incidência de comorbidades em sobreviventes, como fadiga e neuropatia, e um maior risco de aparecimento de um segundo tumor. A amamentação também está entre as formas de diminuição dos riscos do câncer de mama.
Recomendações para prevenir esse e outros tipos de câncer:
- Diminuir o consumo de sal, alimentos processados, ultraprocessados e bebidas açucaradas;
- Minimizar o consumo de bebida alcoólica;
- Não fumar;
- Não ultrapassar o consumo de 500g de carne vermelha por semana;
- Comer mais frutas verduras e legumes;
- Manter um peso saudável sem desnutrição e nem obesidade;
- Praticar atividade física regularmente.


