Em contínuo estado de alerta, Muralha Eletrônica é um obstáculo intransponível aos bandidos
Por Aristides Barros / Foto: Bruno Arib
O secretário de Segurança de Arujá, Washington Luís Beolchi Adami, fala sem titubear que um dos melhores presentes que a cidade pode ter no aniversário de fundação e emancipação-político-https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistrativa é a própria segurança da população, que deve ser aumentada na ampliação do efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal), cuja realização de concurso público já é debatida.
Enquanto o aumento do número de GCMs é aguardado, a cidade já tem sua proteção ampliada garantida pela Central de Monitoramento por câmeras instaladas na sede de comando da Guarda. A Central, que funciona 24 horas ininterruptas, é preponderante no sucesso das ações que resultaram na queda brusca dos índices de criminalidade no município.
O dispositivo tecnológico colabora de forma decisiva nas missões das forças de segurança da cidade encorpando fortemente os trabalhos das polícias Civil e Militar e da GCM, nas ações conjuntas de combate ao crime.
“Com isso houve a queda de mais de 60% de furtos e roubos de veículos, que é um dos problemas principais da área de segurança”, disse o titular da pasta. “Assim como está em estudo o aumento do efetivo da GCM também está sendo estuda a ampliação do número de câmeras para que possamos monitorar toda a cidade.”
O subcomandante Souza, que responde interinamente pelo comando da GCM – o comandante Sidnei está afastado por problemas de saúde – reforçou os benefícios do aparato tecnológico.
“O monitoramento agiliza o atendimento das ocorrências, pois a qualquer movimentação suspeita na cidade são acionadas as guarnições próximas que chegam no local em questão de minutos.”