Câmara de Suzano questiona secretário sobre interdições, bicicletas motorizadas e serviços de trânsito

Audiência pública reuniu vereadores e o secretário Claudinei Galo para esclarecer obras e ações de sinalização na cidade
A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana do Legislativo, Denis Claudio da Silva (PSD), o filho do Pedrinho do Mercado I Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Os vereadores presentes à audiência pública da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, realizada ontem (17) na Câmara de Suzano, fizeram questionamentos ao secretário Claudinei Galo. A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana do Legislativo, Denis Claudio da Silva (PSD), o filho do Pedrinho do Mercado, e contou com a participação dos parlamentares Jaime Siunte (Avante); Marcos Antonio do Santos (PRD), o Maizena, respectivamente relator e membro da comissão; Artur Takayama (PL); João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo; e Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG.

Takayama pediu para que o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, falasse sobre a interdição da avenida Jorge Bei Maluf, que teve início ontem (17), para obras de ampliação do sistema de drenagem. Ele explicou que a intervenção é para reduzir os impactos das chuvas na região do Jardim Natal. Para isso, o sentido Mogi das Cruzes da avenida Jorge Bei Maluf ficará interditado por um período estimado de 45 dias. O outro sentido, que liga Mogi a Suzano, permanecerá com o fluxo normal.

Galo também detalhou que o bloqueio será feito tanto na rua Romanato Domênico quanto na entrada para a avenida Jorge Bei Maluf pela avenida Vereador João Batista Fitipaldi. “Estamos com dois agentes, 24 horas, no cruzamento da avenida Fitipaldi com a Jorge Bei Maluf para orientar os motoristas”, disse.

Takayama ainda pediu para que o secretário comentasse sobre as atualizações a respeito das bicicletas motorizadas. Galo explicou que, até o final de dezembro, quem possui bicicleta com motor é obrigado a regulamentar, com documento e placa. “Haverá apreensão caso não esteja regularizada”, afirmou.

O parlamentar Jaime Siunte disse que irá protocolar na Câmara de Suzano hoje (18) um projeto de lei para fiscalização de bicicletas motorizadas, para ter mais segurança. O secretário informou que, apesar dos problemas que vêm sendo enfrentados com este tipo de veículo, as leis de trânsito e transporte competem à União, conforme previsto na Constituição.

Já o vereador Maizena destacou a quantidade de serviços realizados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, como a sinalização vertical, que foi feita em 215 ruas no segundo quadrimestre, e a horizontal, que atingiu 252 vias no mesmo período.

Galo disse que a secretaria adquiriu uma máquina de pintura de solo que irá acelerar mais o serviço. “Será fundamental para ter mais ruas sinalizadas”, disse.

O parlamentar Denis disse que é testemunha da execução do serviço com a máquina de pintura de solo. “Acompanhei na semana passada e o rendimento é excepcional.”

O vereador Marcel da ONG questionou sobre os veículos abandonados nas ruas, e Galo informou que o trabalho de retirada atualmente é competência do Setor de Postura e da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos. “Mas devemos mandar um projeto de lei para que esta competência passe para a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana nos próximos dias”, completou.

O parlamentar João Sabugo elogiou a atuação da secretaria, local em que trabalhou por dez anos. Também participaram da audiência Leandro de Carvalho, responsável pelo Setor Operacional; Manuel Luiz de Abreu Junior, responsável pelo Setor de Transporte; e Mirian Keiko, responsável pelo Planejamento de Trânsito.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *