A Câmara de Suzano realizou, na noite de ontem (6), sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Suzanense ao empresário Hiroshi Shimuta, reconhecido por sua liderança no setor da construção e, sobretudo, pela atuação solidária em projetos sociais do Rotary.
Shimuta relembrou o incêndio do Edifício Joelma, que aconteceu em fevereiro de 1974 na região central de São Paulo e que causou a morte de 187 pessoas. Entre os 300 feridos, estava o homenageado, que afirmou que a tragédia o fez firmar um compromisso de vida com o próximo, que orienta suas ações até hoje.
A solenidade foi presidida pelo vereador Artur Takayama (PL) e a homenagem foi proposta pelo vereador Edirlei Junio Reis (PL), o professor Edirlei, com aprovação unânime do Plenário. “O senhor Hiroshi direcionou seu ikigai (propósito em japonês) para servir. Sua caminhada em Suzano prova que prosperidade e responsabilidade social podem andar juntas”, destacou Edirlei, que também frisou que a homenagem foi uma indicação do secretário de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang.
Em nome do Executivo paulistano, o secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, parabenizou Shimuta e ressaltou “as benfeitorias realizadas como rotariano e empresário, sempre abrindo espaço e apoio às ações sociais”. Já Chiang recordou gestos concretos do homenageado em Suzano, como a cessão de sua chácara para atividades comunitárias e o apoio a iniciativas esportivas e culturais.
Ao agradecer o título, Hiroshi Shimuta declarou sentir-se “nascido novamente” em Suzano e reafirmou o compromisso de manter sua propriedade aberta para projetos sociais, visitas educativas e eventos comunitários. Ao narrar a experiência no Joelma, contou que fez uma promessa de dedicar forças a causas humanitárias e que parte desse esforço se materializa em sua participação no Rotary e em doações à entidade. “Quero honrar este reconhecimento com mais trabalho e mais oportunidades para as pessoas”, afirmou.
O presidente do Legislativo, Artur Takayama, encerrou a cerimônia ressaltando que o título consagra “uma história de coragem, empreendedorismo e generosidade que já impacta Suzano”.
Também participaram da solenidade o vice-prefeito de Suzano, Said Raful (PSD); o governador assistente do Distrito 4420 do Rotary, Eduardo Vital Chaves; a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fernanda Verasto; e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai, além de dirigentes de entidades locais como o Rotary Clube de Suzano, Rotary Satélite Baruel, Associação Okinawa, Guarda Mirim e Bunkyo.


