A sessão ordinária da Câmara de Suzano realizada na noite de ontem (27) foi marcada pela análise de vetos do Executivo e aprovação de projetos e moções, além de debates sobre saneamento, infraestrutura e segurança pública. Os vereadores aprovaram dois vetos do Executivo.
O primeiro foi o veto parcial ao projeto de lei 34/2025, de autoria do parlamentar João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo, que institui a Semana Católica em Suzano. O segundo tratava sobre o veto total à propositura 64/2025, de autoria do vereador Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt, que alterava a lei municipal 5.326/2021.
Também foram aprovados dois projetos de decretos legislativos: um, de autoria do vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, que concede a Medalha Antônio Marques Figueira a Thiago Brasileiro Feitosa, e o que concede a Medalha Suzano Brandão a Rosemary Ferreira Caxito, de autoria do vereador José de Oliveira Lima (MDB), o Zé Oliveira.
Além disso, os vereadores aprovaram um projeto de lei que inclui a Semana do Flash Back no calendário oficial do município. A propositura é de autoria do vereador Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro.
Moção
Foi aprovada uma moção, de autoria do vereador Edirlei Junio Reis (PL), o professor Edirlei, que parabeniza o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP) pelo Dia do Corretor de Imóveis.
Tribuna
O vereador Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde (PL), apresentou avanços conquistados junto à Sabesp desde 2021, com obras em andamento em regiões como Fazenda Viaduto, Tijuco Preto, Palmeiras e Casa Branca.
Já o vereador Josias Mineiro agradeceu à Sabesp por atender demandas da população da região do Raffo e defendeu a importância de parcerias entre Legislativo, Executivo e as concessionárias de serviços públicos.
O vereador André Dourado (PT) exibiu vídeos de assaltos ocorridos em Suzano, cobrou maior presença da Polícia Militar e criticou a instalação de novos radares nas rodovias estaduais. Ele também elogiou a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) e pediu a implantação de leitos de hemodiálise na cidade.
Interesse Turístico
Os vereadores professor Edirlei e Leandrinho discursaram sobre a aprovação do projeto que reconhece Suzano como MIT (Município de Interesse Turístico), que aconteceu ontem na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
Professor Edirlei ressaltou que a conquista só foi possível graças à reorganização da cidade nos últimos anos e ao trabalho conjunto do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e do atual prefeito Pedro Ishi (PL), com a articulação do presidente da Alesp, deputado estadual André do Prado (PL). O parlamentar citou pontos turísticos que fundamentaram o pedido, como o Mirante do Sesc, a revitalização do Parque Max Feffer, clubes esportivos, além do tombamento da Igreja do Baruel, entre outros atrativos. Segundo ele, a chancela potencializará a economia e trará investimentos estaduais para a estruturação do turismo local.
Já Leandrinho, líder da bancada do PL (Partido Liberal), destacou que Suzano passa a integrar um seleto grupo de cidades paulistas que detêm o título. Ele relembrou que a luta começou ainda com o ex-deputado Estevam Galvão e frisou a importância de utilizar os recursos para recuperar a Lagoa Azul, transformando-a em um espaço seguro de lazer. “É uma conquista que beneficia toda a cidade e vai gerar oportunidades para a população”, disse.




