Mogi das Cruzes irá receber nova via para facilitar o acesso e a circulação na região central da cidade. A rua ligará a Avenida Governador Adhemar de Barros à Rua Professor Flaviano de Melo e está sendo construída no espaço do Casem (Centro de Apoio aos Serviços Municipais), localizado próximo ao terminal central de ônibus. Essa é uma parceria com uma empresa de construção civil, como mitigação de investimentos realizados no município.
“A nova rua que está sendo construída entre a avenida Governador Adhemar de Barros e a rua Professor Flaviano de Melo dará melhor funcionalidade ao Complexo Viário Tirreno Da San Biágio, uma vez que os motoristas que vêm do Mogilar e desejam chegar ao Centro não precisarão ir até a praça da Maçonaria. Com o novo trajeto, a ligação entre a saída do túnel e a região central terá cerca de 250 metros, contra cerca de um quilômetro do caminho atual, que passa por vias com trânsito intenso”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza.
Atualmente, as obras estão focadas na demolição de parte de um galpão do Casem e na movimentação de terra para a construção da nova via. Além da funcionalidade já citada, o novo acesso facilitará o acesso a bairros como Alto do Ipiranga, Chácara Jafet e Vila Rubens.
A nova via terá duas faixas de rolamento e um investimento de R$ 800 mil. O valor também é referente à construção de uma baia para embarque e desembarque de passageiros na Praça Sacadura Cabral. Com essa estrutura, os usuários dos trens da CPTM terão mais facilidade e um espaço mais seguro para embarcar e desembarcar dos veículos.
De acordo com o taxista Francisco Bezerra, 72 anos, a novidade para a mobilidade da cidade veio em boa hora. “A obra vai nos beneficiar muito. Essa nova entrada será excelente, vai melhorar não só para mim, mas para todos os motoristas”, disse.
Rotatória do Habib’s
A Prefeitura de Mogi tem desenvolvido uma série de intervenções para a melhoria da mobilidade urbana em parceria com empresas que realizam investimentos na cidade. A medida traz eficiência na execução dos serviços e economia para os cofres públicos.
Um dos destaques é a obra de substituição da antiga rotatória próximo ao Mercado do Produtor por um novo sistema viário que melhorou a circulação de veículos e pedestres. A mudança também foi pensada para a rotatória da Praça Kazuo Kimura, mais conhecida como ‘rotatória do Habib’s’, e após algumas intervenções no processo, as obras devem iniciar em breve.
Em nota, a prefeitura informou que o processo de licitação já iniciou:
“A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que o processo de contratação da empresa que será responsável pelo serviço está em andamento, uma vez que as obras serão realizadas pela administração municipal. A previsão é que os trabalhos sejam iniciados no segundo semestre deste ano”
Por fim, para o taxista Valdir de Almeida, 69, a obra é fundamental para a cidade. “Já fiquei várias vezes preso nesse trânsito daqui. Essa saída do terminal rodoviário é bem cheia e o semáforo da rotatória fecha várias vezes. Acredito que a retirada da rotatória será uma boa opção”, disse.




