Em maio, Alto Tietê gerou 11 mil empregos e teve 9,3 mil demissões, com saldo positivo de 1,8 mil vagas
Por Giovanna Figueiredo / Foto: Wanderley Costa | Secop Suzano
O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgou na quinta-feira (1) os dados sobre a geração de empregos no Brasil relativos ao mês de maio – período mais recente. A GAZETA fez um levantamento dos dados do Alto Tietê e apurou que, nos primeiros cinco meses do ano, a região já gerou mais de 58 mil empregos. Se comparado com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento superior a 41%.
O destaque da região no mês de maio foi Suzano. O município gerou quase 30% dos empregos da região no período de 30 dias e fechou com saldo positivo de 1058 empregos, a única que ultrapassou a casa dos milhares. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2021, a cidade teve 12486 admissões e 9,9 mil demissões, gerando um saldo positivo de mais de cerca de 2,5 mil empregos.
Sobre os dados divulgados pelo Caged, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), disse que espera resultados ainda mais animadores no final desse ano.
“Mesmo diante da brusca situação instaurada pela Covid-19, a gestão continua com políticas públicas de fomento à economia, justamente para mitigar os impactos por meio da orientação e do apoio a ações empreendedoras, oferecendo oportunidade de capacitação, compartilhando informações e estimulando o consumo local. Além disso, a campanha de imunização está avançando. Tenho fé que o ano vai terminar com índices ainda mais animadores”, considerou.
Região
O Alto Tietê fechou o ano passado (2020) com saldo negativo de 515 empregos. Em 2021, a economia da região começa a dar sinais de melhora, mas ainda não está estável. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, a região gerou mais de 12 mil empregos, em abril houve uma queda, registrando 9,9 mil admissões, e em maio voltou a subir, atingindo cerca de 11,2 mil.
O saldo (dado que compara o número de admissões e demissões) da região, em maio, foi positivo, atingindo a marca de 1,8 mil empregos. No acumulado dos cincos primeiros meses de 2021, o Alto Tietê tem um saldo positivo de 8,7 mil empregos, sendo que no mesmo período do ano passado, as 10 cidades registravam um saldo negativo de 12,3 mil postos de trabalho.
O setor de serviços é o responsável por 52% das contratações até maio de 2021. No entanto, em comparação com o mesmo período do ano passado, o ramo que mais cresceu foi o da indústria: o setor registrou um aumento de 58% nas contratações.