O presidente Jair Bolsonaro (PL) deu início à sua campanha de recondução ao Palácio do Planalto nesta terça-feira (16) na cidade de Juiz de Fora (MG). A cidade foi escolhida para ser o ponto de partida da campanha do ex-capitão do Exercito em função do simbolismo que representa.
Em 2018, durante caminhada de campanha, Bolsonaro foi atingido por uma facada desferida por Adélio Bispo dos Santos. O atentado é considerado um marco para a eleição do presidente, pois elevou a exposição do então candidato na imprensa e gerou consternação dos eleitores.
A visita à cidade mineira contou com a presença da primeira-dama Michelle Bolsonaro, o candidato a vice-presidente General Braga Netto (PL) e do candidato do partido ao governo de Minas Gerais, o senador Carlos Viana (PL). Bolsonaro discursou no Aeroclube da cidade em evento junto a lideranças religiosas.
Em sua fala, afirmou serem milagres sua sobrevivência, sua eleição e a formação de uma equipe de ministros “sem aceitar pressões partidárias˜.
Vale lembrar que, pressionado pelas críticas em função da pandemia de Covid-19 e com a CPI em curso no Senado, Bolsonaro se aliou ao Centrão na Câmara Federal. A Casa Civil, principal ministério do Governo, ficou nas mãos de Ciro Nogueira, presidente do Progressistas, um dos principais partidos do grupo que blinda Bolsonaro e é base da sua campanha de recondução. Além disso, o presidente se filiou ao PL, outro partido do Centrão responsável por garantir legenda ao candidato à reeleição.
Corrida eleitoral
Como a GAZETA já publicou, hoje começa a campanha eleitoral para os cinco cargos que estarão em disputa nas eleições de outubro. A partir de agora, candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente já podem pedir votos e realizar atos de campanha por todo o país. Assim como o presidente Bolsonaro, os principais adversários postulantes ao principal cargo do Brasil iniciam hoje suas campanhas. São Paulo foi o estado escolhido.
O primeiro colocado isolado nas principais pesquisas eleitorais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realiza nesta tarde panfletagem na porta da fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), seu berço político, onde ganhou destaque nos anos 70 ao organizar greves gerais por melhorias salariais aos funcionários da indústria automotiva.
O terceiro colocado nas pesquisas, Ciro Gomes (PDT), escolheu a zona leste da cidade de São Paulo. O presidenciável realizou caminhada em Guaianazes pela manhã. Simone Tebet (MDB), quarta colocada nos levantamentos reuniu-se pela manhã com representantes do setor de cultura em São Paulo.
Ao final do dia, os quatro primeiros colocados vão a Brasília para participar da posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Alexandre de Moraes, às 19 horas.



