Nesta quinta-feira (12), um avião da Air India caiu logo após decolar do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia. O voo AI171 tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres. A bordo estavam 232 passageiros e 12 tripulantes, informou Faiz Ahmed Kdwai, presidente da empresa que supervisiona a aviação civil no país, à Associated Press. Segundo ele, a aeronave caiu em uma área residencial chamada Meghani Nagar.
De acordo com a agência Reuters, entre as 244 pessoas a bordo, 217 eram adultos e 11 crianças. A companhia aérea confirmou que entre os passageiros havia 169 cidadãos indianos, 43 britânicos, sete portugueses e um canadense.
O avião chegou a emitir um sinal de emergência (mayday), segundo o órgão regulador de aviação civil da Índia, o DGCA. A entidade informou que o piloto tinha 8.200 horas de voo, enquanto o copiloto acumulava 1.100 horas. O pedido de socorro foi feito à torre de controle, mas não houve mais contato com a aeronave após a chamada. O acidente ocorreu logo após a decolagem.
Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), o presidente da Air India, Natarajan Chandrasekaran, confirmou “com profundo pesar” que o voo AI171, que operava entre Ahmedabad e Londres Gatwick, sofreu um “trágico acidente”.



