Administração municipal projeta alcançar mais de 7 mil empresas afetadas pela pandemia
Por Giovanna Figueiredo / Foto: Reprodução
Na terça-feira (20) a Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início ao cadastramento de empresas interessadas no Auxílio Empresarial Mogiano, e até a manhã de segunda-feira (26) já haviam sido registrados 244 cadastramentos de empresários. O benefício será de R$ 300,00 por funcionário, com o limite de no máximo R$ 1500,00 e deve ter a primeira parcela paga ainda em abril.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico afirmou que considera os números registrados dentro do que era esperado. A Pasta também ressalta que é natural que os primeiros dias sejam utilizados pelos empresários para o esclarecimento de dúvidas e para providenciar os documentos junto aos contadores. Também destacou que o feriado de 21 de abril pode ter impactado nos procedimentos internos das empresas para a efetivação do cadastramento, já que na quinta (22), sexta-feira (23) e hoje já foi registrado um aumento no número de cadastramentos junto à plataforma.
O Auxílio Empresarial Mogiano é destinado a empresários contribuintes do programa Simples Nacional, cadastrados no município, que foram impactados com as medidas de restrição de combate à Covid-19 e que atuem em áreas consideradas não essenciais. A empresa precisa estar ativa. A expectativa é de que 7687 contribuintes possam ser contemplados com o benefício.
As inscrições devem ser feitas pela plataforma auxilioempresarial.mogidascruzes.sp.gov.br. Interessados podem tirar dúvidas ou buscar mais informações pelo e-mail auxilioempresarial@mogidascruzes.sp.gov.br ou pelos telefones 4798-5171 (que também tem serviço de WhatsApp), 4798-5099 e 4798-5148.
A prefeitura também oferece um Auxílio Emergencial para famílias mogianas, mas nesse caso não é necessário cadastro, já que o benefício inclui as 32 mil famílias que já estão cadastradas no CadÚnico.
“Este valor irá auxiliar os empresários que estão sendo impactados pelas medidas necessárias para o enfrentamento da pandemia, ao mesmo tempo que busca preservar empregos. O pagamento do Auxílio Empresarial Mogiano será possível graças a um trabalho de economia de recursos públicos feito nos primeiros meses deste ano, com renegociação de contratos e outras medidas que agora serão revertidas em benefício à sociedade”, afirmou o prefeito Caio Cunha (PODE).
O prefeito lembrou ainda que o auxílio foi planejado dentro das ações do Plano de Cooperação Empreendedores Mogianos, que vem sendo desenvolvido desde o início de 2021.