Os professores utilizarão aplicativos de mensagens rápidas, o Google Classroom e haverá plantões nas escolas para dúvidas
Da Redação / Foto: Divulgação
As aulas da rede municipal arujaense voltarão nesta sexta-feira, 5 de fevereiro de forma totalmente online. Os professores utilizarão aplicativos de mensagens rápidas, o Google Classroom e haverá plantões nas escolas para dúvidas. As medidas servem para creches e escolas.
Totalmente gratuita, a plataforma Google Classroom (Google sala de aula) terá logins de professores e alunos cadastrados. Segundo informações da Secretaria de Educação, esses acessos serão disponibilizados aos pais e responsáveis, logo as salas de aula estarão formadas e o horário de atividades também. As correções de atividades se darão por meio de fotos dos cadernos, que serão enviadas para os professores pela própria plataforma.
Com as aulas sendo ministradas de forma remota, todos os estudantes farão iso do material didático disponivel naa Unidades Escolares. O material auxilia tanto nas aulas de forma remota, quanto aos alunos que não possuem conexão e poderão comparecer às unidades escolares. O programa Ler e Escrever trará conteúdos de português, já o EMAI abordará o conteúdo de Matemática.
Segundo a secretária municipal de Educação, Elaine Gentil, os procedimentos presenciais para sanar dúvidas adotarão todos os cuidados.
“Sabemos da dificuldade enfrentada por professores, pais e até mesmo os alunos que estão acostumados ao ambiente escolar. A secretaria estará de portas abertas para oferecer toda a orientação necessária”, pontua.
Referente aos uniformes, a secretária afirma que a compra já está sendo realizada e a entrega deverá ocorrer no início das aulas presenciais.
As duas primeiras semanas de aula serão dedicadas ao acolhimento dos alunos, especialmente aqueles que não têm acesso à internet em casa. Serão feitos levantamentos de dificuldades, contato com as famílias e agendamento de um dia para que sejam entregues as mesmas atividades, de forma impressa, para a realização, correção e esclarecimento de dúvidas. Os plantões serão definidos pelos gestores de cada escola.
Atualmente, Arujá tem em torno de dez mil alunos ativos, 669 professores, 12 centros municipais de educação infantil, sete unidades de educação infantil II, 21 unidades de ensino fundamental e infantil, uma unidade de educação infantil conveniada, somando 40 unidades municipais de ensino.
Outras informações podem ser obtidas por meio da Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 4652-6721.