A alta demanda no município é reflexo do surto de gripe registrado em vários pontos do país
Da Redação / Foto: Divulgação PMMC
Desde terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza sete novas Unidades Básicas de Saúde de Mogi das Cruzes para o apoio ao atendimento a pacientes com síndrome gripal. Este total será somado a quatro unidades que iniciaram o serviço na semana passada, perfazendo 11 postos de saúde com este atendimento. O objetivo é descentralizar o atendimento e, assim, diminuir a demanda nas unidades de pronto atendimento.
As unidades de saúde atenderão quatro pacientes por hora, dentro dos seguintes períodos: UBS Braz Cubas, Nova Jundiapeba, Santa Tereza e Vila da Prata farão este atendimento das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já as unidades básicas de Sabaúna, Vila Jundiaí e Vila Natal atenderão das 8h às 11h. Apenas nesta terça-feira (28/12) e na próxima (04/01), a UBS Braz Cubas fará o atendimento somente no período da manhã. Já a UBS Sabaúna não terá o atendimento a síndrome gripal apenas na quinta-feira, dia 30.
Este esquema de atendimento segue, pelo menos, até o dia 7 de janeiro – o período pode se estender, caso haja necessidade. Para que a nova estratégia seja possível, as consultas de um médico de cada unidade, agendadas previamente dentro dos períodos estipulados, serão remanejadas – os pacientes serão contatados pelo SIS.
Confira a tabela de horários das novas unidades a fazer este apoio (diás úteis)
- UBS Braz Cubas – das 8h às 11h e das 13h às 16h (apenas de manhã nos dias 28/12 e 04/01).
- UBS Nova Jundiapeba – das 8h às 11h e das 13h às 16h
- UBS Santa Tereza – das 8h às 11h e das 13h às 16h
- UBS Vila da Prata – das 8h às 11h e das 13h às 16h
- UBS Sabaúna – das 8h às 11h (menos dia 30/12)
- UBS Vila Jundiaí – das 8h às 11h
- UBS Vila Natal – das 8h às 11h
Unidades referência continuam com o atendimento
As quatro unidades de referência para o novo coronavírus – Alto Ipiranga, Jardim Camila, Vila Suíssa e Ponte Grande – continuam a dar o apoio para pacientes com sintomas de síndrome gripal. Este atendimento é feito desde a semana passada, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
A alta demanda no município é reflexo do surto de gripe registrado em vários pontos do país. Para prevenir a gripe, a população deve manter os mesmos cuidados indicados para a prevenção da Covid-19, como evitar grandes aglomerações, intensificar a lavagem e higienização das mãos e manter o uso de máscara. Outras dicas são: manter os ambientes sempre muito bem arejados, aumentar o consumo regular de água e reforçar hábitos saudáveis, com o consumo regular de frutas e verduras.
Os sintomas da gripe e do novo coronavírus são muito semelhantes, o que pode motivar maior procura às unidades por conta da preocupação com um possível agravamento. A principal orientação é ficar atento à evolução dos sintomas, especialmente nos primeiros cinco dias, e procurar atendimento em casos de agravamento, com atenção à febre alta.
Neste momento, não há vacina da gripe disponível na cidade. Ainda que tivesse, a nova cepa em alta, identificada como H3N2 Darwin, deve ser contemplada apenas nos imunizantes que serão produzidos no próximo ano.