sábado, 31 jan, 2026

- PUBLICIDADE -

Arujá reforça blindagem contra alagamentos com zeladoria estratégica e tecnologia

As equipes da Secretaria de Serviços atuam de forma abrangente nas ações de limpeza, onde encontram, por vezes, até móveis despejados irregularmente em córregos
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Em meio ao período de tempestades típicas de verão, Arujá tem conseguido evitar o surgimento de pontos históricos de alagamento, especialmente na área central. O resultado é fruto de um trabalho contínuo da Secretaria Municipal de Serviços, cujas equipes atuam na manutenção preventiva e na resposta rápida aos desafios climáticos.

Entre no nosso canal no WhatsApp – clique aqui

A estratégia da pasta combina a limpeza tradicional de córregos com inovações tecnológicas, como a instalação de gaiolas inteligentes nos bueiros. Esses dispositivos retêm resíduos sólidos e evitam que o lixo alcance a rede de drenagem e os rios, principal causa de enchentes no passado.

Frentes de Trabalho Simultâneas

Nesta quinta-feira (29), a Secretaria mobilizou diversas frentes de serviço para garantir o escoamento das águas e a organização urbana em pontos estratégicos:

  • Limpeza de Córregos: Atuação na Avenida Cícera Maria Rodrigues (antiga Av. C), no Parque Rodrigo Barreto.

  • Operação Cata-Treco: Coleta de móveis e objetos descartados nos bairros Chácara São José, Planalto, Jardim Rincão e Jardim Emília, prevenindo obstruções.

  • Roçagem e Zeladoria: Manutenção na Estrada da Penhinha, Vila Pilar, Barreto, Arujamérica e Center Ville.

  • Drenagem Urbana: Retirada de lixo acumulado e manutenção preventiva de bocas de lobo.

Gestão Integrada e Prevenção

O diferencial de Arujá em 2026 é a atuação coordenada por meio do Gabinete de Gestão de Crise e Contingenciamento de Chuvas. Quando os alertas meteorológicos indicam risco, a Secretaria de Serviços trabalha em parceria direta com a Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Segurança.

“As equipes de Serviços são as primeiras a chegar e as últimas a sair. Esse trabalho silencioso de retirar móveis e lixo dos córregos é o que permite à cidade atravessar os temporais sem os transtornos de anos anteriores”, destaca a gestão municipal.

A prefeitura reforça a importância da colaboração da população: o descarte irregular de lixo em terrenos e calçadas compromete todo o sistema de proteção da cidade. Denúncias e pedidos de cata-treco podem ser feitos pelos canais oficiais da Secretaria de Serviços.

Total Views: 1
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -