Arujá apresentou, na última quarta-feira (3), o maior pacote municipal de ações voltadas às pessoas com deficiência já estruturado no Alto Tietê. O anúncio marcou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e reuniu programas inéditos, iniciativas culturais e esportivas adaptadas, parcerias com instituições de referência e uma pesquisa censitária pioneira que vai mapear o perfil da população, antecipando ao longo do encontro um panorama das políticas públicas que passam a integrar a nova agenda de inclusão do município.
A coletiva foi conduzida pelo prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr. Luis Camargo, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, do vice-prefeito e secretário de Gestão, Rodolfo Machado (PL), da secretária municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Juliana Daniel, e pelo diretor da Pessoa com Deficiência, Ronilson Silva. O anúncio destacou a integração entre áreas e o avanço institucional das políticas públicas do setor.
A principal iniciativa apresentada foi a Pesquisa Censitária Municipal de Pessoas com Deficiência, prevista para 2026, que vai mapear o perfil da população, identificar necessidades e orientar a construção de serviços. Durante a apresentação, o prefeito afirmou que “a rede de ações que estamos adotando é para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Inclusão é sobre estar junto.”
No eixo de comunicação acessível foi anunciada a implantação da Central de Intérpretes de Libras, com atendimento 24 horas e acesso por QR Code instalados nas recepções de prédios públicos, atualmente sendo estruturado. A ferramenta permitirá atendimento remoto e imediato por intérpretes, ampliando autonomia e acessibilidade.
O município também confirmou adesão ao Programa Educação Paralímpica, do Comitê Paralímpico Brasileiro, com assinatura prevista para a segunda quinzena de dezembro. O vice-prefeito e secretário de Gestão, Rodolfo Machado, destacou: “No esporte paralímpico, não falamos só de competição, mas de transformação. Um professor capacitado pode transformar limites em coragem.”
A ação vai capacitar professores da rede municipal e reforçar a parceria com o Centro Paralímpico Brasileiro, já iniciada com apoio do Fundo Social, por meio da sua presidente Clau Camargo, e da Câmara Municipal, juntamente com o vereador Divinei da Silva (PL). Para a secretária Juliana Daniel, “o Centro Paralímpico apresenta um universo amplo. É uma estrutura que inspira, acolhe e transforma vidas.”
A primeira-dama, Clau Camargo, complementou: “Temos 21 inscritos para formação no Centro Paralímpico, sem custo ao município e com potencial para formar futuros medalhistas.”
Arujá também será sede da 1ª Copa Brasil de Parasinuca, que inaugura nacionalmente a nova modalidade paradesportiva no país, reunindo 16 atletas no Nippon Country Club.




