O DER apresentou detalhes do projeto que prevê a duplicação de 12,48 quilômetros da SP-56, entre Arujá e Itaquaquecetuba, com investimento de R$ 400 milhões
Da Redação / Foto: Divulgação
O deputado estadual André do Prado (PL) participou na terça-feira (18) da audiência pública realizada pelo DER sobre a duplicação da Estrada de Santa Isabel (SP-56), entre Arujá e Itaquaquecetuba. Os participantes puderam conhecer o projeto que prevê a modernização de 12,48 quilômetros de extensão, entre os dois municípios, totalizando um investimento de R$ 400 milhões.
Segundo o que antecipou o parlamentar, além da duplicação, a estrada vai contar com corredores exclusivos, que diminuirão o tempo de viagem e darão acesso mais rápido à linha 12 – Safira da CPTM e a outros importantes serviços, como o Hospital Santa Marcelina, referência em várias especialidades na região, e ciclovia.
Para André do Prado, essa é a maior obra de mobilidade do Governo do Estado no Alto Tietê.
“Desde 2019, eu e o deputado federal Marcio Alvino [PL] priorizamos essa obra em nossos mandatos. Fizemos uma grande mobilização popular, coletando mais de 20 mil nomes em um abaixo-assinado que entregamos ao vice-governador Rodrigo Garcia [PSDB]. Nossa luta deu resultado”, comemorou.
A previsão do DER é lançar um novo edital em junho desse ano. A duplicação está dividida em três lotes, com previsão de início das obras em dezembro.
A SP-56 é um dos corredores mais importantes da região. Por dia, a estrada registra uma média de fluxo de 30 mil veículos. A expectativa é de que a modernização da estrada beneficie, aproximadamente, meio milhão de pessoas.
A duplicação da via é um pedido antigo da população, porque em vários momentos, há registro de congestionamento e lentidão, aumentando o tempo de viagem e comprometendo a mobilidade da população. Com esse investimento, os motoristas que trafegam pela SP-56 terão acesso mais rápido às rodovias Ayrton Senna (SP-70), Mogi-Dutra (SP-88) e Presidente Dutra (BR-116).