O Governo de São Paulo, no último dia 16, lançou o novo portal de dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, o Infosiga, do Detran-SP. Essa é uma ferramenta que dá transparência e acesso irrestrito, para que todos possam acompanhar o que tem acontecido nas rodovias estaduais e nas cidades.
A plataforma traz investimentos em inovação e tecnologia para auxiliar com dados o direcionamento de políticas públicas de segurança viária dos 645 municípios paulistas e reduzir mortes no trânsito.
A nova ferramenta disponibiliza dados como sinistros por mês, por dia da semana e turno, perfil de vítimas envolvidas, veículos, entre outros.
No Alto Tietê, foi registrado um aumento de 6% no número de sinistros, de janeiro a abril de 2024, se comparado com o mesmo período de 2023. Em março do ano passado, foram contabilizados 391 acidentes no trânsito, sendo 35,9% colisão e 8,3% atropelamento. Dos sete dias da semana, sábado à noite foi o que concentrou mais o número de sinistros, somando 252. O público jovem de 18 a 24 anos é o mais envolvido nestes acidentes.
Já no mês de março de 2024, houve um aumento de 16% no número de acidentes, mas diferentemente do ano anterior, o domingo à noite foi o dia com mais colisões e atropelamentos, registrando 282.
De janeiro a abril deste ano, Mogi das Cruzes contabilizou 562 acidentes de trânsito, um aumento de 22%. Diferentemente de Suzano e Itaquaquecetuba, o município teve um ápice nas noites de segunda.
Das três cidades do Alto Tietê mais populosas, Itaquá vem em segundo lugar, com 286 casos de acidentes registrados, 2% a menos do que no ano passado. Suzano aparece na terceira colocação, com 265 sinistros contabilizados neste ano. As duas cidades tiveram o maior índice de acidentes no domingo à noite.




