sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Alto Tietê recebe secretário, mas Estado não anuncia novidades em Saúde

Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, inaugura placa e repete promessas antigas e não cumpridas
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Após a GAZETA publicar, na última edição, uma reportagem questionando a atuação do Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região) junto ao Governo do Estado na busca por investimentos em Saúde para os municípios da região, o Alto Tietê recebeu, na última sexta-feira (26), a visita do secretário estadual da Pasta, Eleuses Paiva. Como de costume dos secretários da gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mais uma vez nenhum investimento efetivo foi anunciado, limitando-se a repetir antigas promessas, muitas delas já em atraso com a população.

Em Suzano, o secretário participou da cerimônia que oficializou a mudança de nome do HRAT (Hospital Regional do Alto Tietê), que passa a se chamar Deputado Estevam Galvão de Oliveira, ao lado do prefeito Pedro Ishi, do presidente da Alesp e deputado estadual André do Prado, do deputado federal Marcio Alvino — todos do PL -, e outras lideranças políticas.

Na ocasião, o secretário anunciou o início das obras da nova ala de hemodiálise, que contará com 40 vagas por turno, possibilitando até 240 atendimentos por dia. De acordo com Eleuses Paiva, a entrega está prevista para março de 2026.

Essa é uma promessa antiga para a região. Em 2024, o Governo do Estado havia anunciado que as obras começariam no início de 2025, com a expectativa de disponibilizar o tratamento para pacientes renais já no segundo semestre do ano. Agora, porém, a população se depara apenas com mais espera e um novo prazo.

Além de Suzano, o secretário anunciou a ampliação de leitos de hemodiálise em Arujá, após a entrega do Hospital Municipal, prevista para 2026, e em Itaquaquecetuba, que também contará com o aumento do número de leitos de UTI e enfermaria.

Investimentos em Mogi

Em coletiva de imprensa, Eleuses Paiva também afirmou que a Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes, uma das promessas de campanha da prefeita Mara Bertaiolli (PL), será entregue em dezembro de 2025. “A maternidade precisava de recursos para ser equipada, nós também já pactuamos o seu custeio mensal e o repasse de recursos já foi feito para o município”, explicou o secretário.

Em fevereiro deste ano, o governador Tarcísio de Freitas esteve em Mogi e anunciou um novo Pronto-Socorro ao lado do Hospital Luzia de Pinho Melo. No entanto, segundo o secretário, ainda está em discussão se será de fato um pronto-socorro ou uma UPA, mas ele afirma que a ideia é manter o fluxo do jeito que está hoje e “talvez, aumentar a oferta de serviços de urgência e emergência em uma nova pactuação com o município”.

Frente a isso, a GAZETA questionou o secretário se o Pronto-Socorro em Mogi está realmente garantido, conforme anunciado por Tarcísio. Em resposta, ele afirmou que a implantação é de responsabilidade do município, que está elaborando o projeto e contará com o apoio do Estado como parceiro.

Secretário de Saúde também visita hospitais em Guararema e Arujá

O secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, realizou visita a hospitais de Guararema e Arujá nesta sexta-feira (26), após vistoriar obras em Suzano. O objetivo foi acompanhar de perto o andamento das construções, reforçar compromissos do governo com a saúde pública e avaliar a parceria com as prefeituras locais.

Em Guararema, Paiva foi recebido pelo prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé, e pelo deputado estadual e presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), André do Prado, no Hospital Municipal, cuja obra já ultrapassa 90% de conclusão.

Durante a visita, o secretário percorreu as instalações e conferiu a estrutura do Centro de Atenção de Saúde Primária (Cesap). O prefeito Zé ressaltou a relevância do equipamento: “Esta é a maior obra da história de Guararema e estamos empenhados em entregar um hospital humanizado, com qualidade e eficiência, contando com apoio do governo estadual e deputados.”

Arujá

Já em Arujá, a visita foi rápida devido a compromissos de voo do secretário. Paiva percorreu as instalações do hospital local, sem vistoriar detalhadamente, mas reafirmou o compromisso com o custeio do funcionamento da unidade, que seguirá modelo tripartite envolvendo governo estadual, federal e prefeitura. O prefeito Luiz Camargo destacou que mais de 70% da obra já está concluída e que a expectativa é finalizar e equipar o hospital até o final de 2026. “O governo do estado assumindo o custeio dos equipamentos para o hospital funcionar é tudo que queríamos ouvir”, disse Camargo.

O acompanhamento do secretário Eleuses Paiva reforça a prioridade da gestão estadual em fortalecer a rede de saúde regional, garantir recursos e acelerar a entrega de hospitais modernos e bem equipados para atender a população.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -