Por Gustavo Lourenço / Foto: Divulgação
Após boatos de que um jogador da segunda divisão alemã iria se assumir homossexual, diversos protestos cheios de ódio e homofobia circularam nas redes sociais, e prontamente a federação alemã tratou de mostrar ser contra qualquer tipo de preconceito.
“Mesmo em 2021, não há um único jogador abertamente homossexual nas ligas profissionais masculinas alemãs. O medo de ser atacado e ostracizado depois de se revelar homossexual e de comprometer a carreira como jogador de futebol profissional ainda é aparentemente tão grande que os jogadores gays acreditam que têm que esconder sua sexualidade.
Ninguém deve ser pressionado a se revelar homossexual. Essa é a livre decisão de cada indivíduo. Mas queremos que todos que decidirem fazê-lo tenham certeza de nosso total apoio e solidariedade. Porque é uma das liberdades elementares de todo ser humano poder professar sua orientação sexual. E porque somente aqueles que não têm que esconder uma parte importante de sua personalidade dos outros podem exercer sua profissão com alegria.
E é por isso que dizemos a todos aqueles que estão lutando com esta decisão: Nós o apoiaremos e o encorajaremos e, se necessário, o defenderemos contra a hostilidade. Pois você está fazendo a coisa certa, e nós estamos do seu lado. Declaração de futebolistas na Alemanha”, traz documento assinado por 800 atletas e clubes do futebol alemão em apoio à presença de homossexuais no esporte mais popular do mundo. Bayern de Munique, Werder Bremen e Borussia Dortmund estão entre os times representados no texto, publicado na revista 11 Freunde.