Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Parceria inédita visa a disseminar a prática da ergonomia no varejo de alimentos

Ergonomia antes de tudo é prevenção, e prevenir um problema de postura, por exemplo, é mais fácil do que corrigir. Os supermercados são um campo vasto para a ergonomia, pois dependendo da função, se o funcionário não for adequadamente orientado, ele pode vir a adquirir uma doença ocupacional, o que é ruim para ele e para a empresa.

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga) e a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) firmaram Acordo de Cooperação no último dia 20 de junho, na sede da entidade patronal, em São Paulo, com a finalidade de ampliar a prática da ergonomia, a divulgação da ciência e a conscientização a respeito dos benefícios aos colaboradores e às empresas de todos os portes do segmento do varejo de alimentos, assim como organizar treinamentos e outras ações com foco no tema.

A assinatura do documento contou com a presença do presidente do Sincovaga, Alvaro Furtado; do coordenador do Comitê Saúde e Medicina do Trabalho do Sincovaga, José Maria Caires; e dos representantes da ABERGO, a presidente Lucy Mara Silva Baú e o conselheiro Eduardo José Marcatto.

A iniciativa inclui a colaboração mútua na implementação de políticas permanentes em defesa da saúde dos trabalhadores e da ergonomia; promover estudos e pesquisas sobre causas e consequências de doenças e  acidentes de trabalho relacionados com a ergonomia e fatores humanos, a fim de auxiliar na prevenção e na redução dos custos sociais, previdenciários, trabalhistas e econômicos decorrentes; fomentar ações educativas e pedagógicas para sensibilização; criar e alimentar um banco de dados comum sobre o tema.

“Ergonomia antes de tudo é prevenção, e prevenir um problema de postura, por exemplo, é mais fácil do que corrigir. Os supermercados são um campo vasto para a ergonomia, pois dependendo da função, se o funcionário não for adequadamente orientado, ele pode vir a adquirir uma doença ocupacional, o que é ruim para ele e para a empresa. Diminuir doenças e acidentes do trabalho também é um objetivo dessa iniciativa conjunta”, afirmou Alvaro Furtado.

“Nosso objetivo é disseminar o conhecimento nas empresas sobre ergonomia, oferecer treinamentos, prevenir, orientar, dar suporte, pois é possível minimizar os custos com as doenças do trabalho em cada segmento de atividade”, diz a presidente da ABERGO, Lucy Mara.

“Pensando no varejo de alimentos, há atividades que os colaboradores realizam de pé, outras que fazem sentados, uns pegam peso, outros não. Há diferentes situações e é preciso analisá-las pela lente da ergonomia e levar esse conhecimento às empresas e aos funcionários, para agregar valor e evitar passivos”, explica José Maria Caires.

Mais informações sobre a parceria podem ser obtidas pelo telefone (11) 3335-1000 ou pelo e-mail: adm@sincovaga.com.br.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
dino
Reportagens - 6744
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade