Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Especialista em ar-condicionado explica como escolher o melhor aparelho

Especialista da Fujitsu General do Brasil explica como escolher o equipamento ideal e evitar entrar em uma enrascada

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Escolher um ar-condicionado é uma decisão importante que pode impactar significativamente o conforto e a eficiência energética do ambiente. Com tantas opções disponíveis no mercado, é essencial que os consumidores estejam bem-informados antes de fazer uma compra.

Antes de adquirir um ar-condicionado, é fundamental que o consumidor verifique algumas informações relevantes para garantir a escolha mais adequada às suas necessidades.

“Sempre considere a capacidade do aparelho, a eficiência energética, os níveis de ruído e as funcionalidades adicionais que podem proporcionar maior conforto e conveniência”, aconselha Bruno Cezar Furlin, coordenador de engenharia de aplicação da Fujitsu General do Brasil.

Pesquisa e comparação de modelos

Antes de decidir qual equipamento escolher para residência ou escritório, é recomendável fazer uma pesquisa detalhada e comparar diferentes modelos e marcas. “Leia as avaliações de outros consumidores em sites de varejo, canais do YouTube e fóruns especializados. Além disso, visitar lojas físicas para observar demonstrações e obter recomendações de vendedores é muito importante”, aponta Furlin.

Capacidade do aparelho

A capacidade do ar-condicionado deve ser adequada ao tamanho do ambiente onde será instalado. Um aparelho com capacidade inadequada pode não resfriar ou aquecer eficientemente, resultando em maior consumo de energia. “Todos os equipamentos da linha Premium da Fujitsu General contam com tecnologia ALL DC, além de modelos que possuem compressores inverter, ventiladores e sistemas de expansão para maior eficiência, economia de energia e menor ruído”, explica Furlin.

Também é importante verificar as normas de segurança elétrica e de desempenho energético, regulamentações sobre o uso de gases refrigerantes, certificações de eficiência energética, como Inmetro e selo Procel, e padrões industriais específicos.

Eficiência energética

Os consumidores devem buscar aparelhos com alta eficiência energética, identificados pelo selo Procel ou pela classificação do Inmetro. Equipamentos eficientes podem representar uma economia significativa na conta de luz a longo prazo. “Investir em um ar-condicionado com boa eficiência energética beneficia o bolso e o meio ambiente. Escolha um bom profissional ou empresa para realizar a instalação com materiais de qualidade”, pontua Furlin.

Além disso, a manutenção do equipamento é crucial. “Opte por modelos com classificação energética A ou superior, como Procel e Procel Ouro. Prefira os modelos que ajustam a velocidade do compressor conforme a necessidade e utilizam gases refrigerantes ecológicos, como o R-32, economizando energia”, acrescenta.

Escolhendo o equipamento correto

Ao escolher o ar-condicionado para um ambiente específico, considerar vários fatores para garantir que o aparelho atenda às necessidades de resfriamento, eficiência energética e conforto. Medir a área onde será instalado para garantir que a unidade interna e externa funcionem adequadamente.

“Verifique se a rede elétrica é atual e possui a voltagem específica próxima para a instalação da unidade externa. Considere a circulação de ar no ambiente, garantindo que não haja obstruções. Outro ponto importante é a distância das tubulações entre as unidades”, orienta Furlin.

Outros fatores a considerar incluem o tamanho do espaço em metros quadrados, a quantidade de pessoas no ambiente, equipamentos eletrônicos que geram calor, isolamento térmico do ambiente e condições climáticas locais.

Funcionalidades adicionais

Muitos aparelhos modernos oferecem funcionalidades adicionais que aumentam o conforto e a conveniência, como modos de operação diferenciados, controles remotos inteligentes e integração com sistemas de automação residencial. “Pesquise diferentes marcas e modelos, considerando a durabilidade e a reputação da marca. Empresas japonesas são conhecidas pela alta qualidade e inovação em seus produtos, oferecendo tecnologias avançadas e maior confiabilidade”, finaliza Bruno Furlin.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
daredacao
Reportagens - 11779
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade