Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Elite abre inscrições para Olimpíadas do Conhecimento

Competições para alunos internos e externos tem o objetivo de estimular o desenvolvimento acadêmico e pessoal
Elite abre inscrições para Olimpíadas do Conhecimento
Elite abre inscrições para Olimpíadas do Conhecimento

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

As Olimpíadas do Conhecimento são competições educacionais que têm como objetivo incentivar estudantes de diversas faixas etárias a resolver problemas desafiadores, que vão além do currículo escolar tradicional. Promovidas por várias instituições, essas provas podem ser realizadas em níveis local, estadual, nacional ou internacional, proporcionando aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades intelectuais e pessoais significativas. A ONElite é uma dessas competições, promovida pelo Elite Rede de Ensino, e aberta a todos os estudantes de escolas públicas e privadas do país.

Ainda pouco conhecidas pela comunidade escolar, as Olimpíadas do Conhecimento vêm ampliando a cada ano a participação de jovens em seus concursos e movimentam o setor educacional brasileiro. São cerca de 20 milhões de alunos em todo o país que se inscrevem, anualmente, nessas competições acadêmicas, segundo o senador Astronauta Marcos Pontes (Partido Liberal), que apresentou a proposta que define julho como o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento.

“Essas competições desempenham um papel crucial na formação integral dos jovens, oferecendo uma plataforma para que eles se destaquem tanto academicamente quanto pessoalmente. A participação nas olimpíadas pode abrir portas para oportunidades únicas, ajudando a construir um perfil escolar e profissional robusto. Além disso, a premiação com medalhas serve como um poderoso estímulo para o desenvolvimento do hábito de estudos e a busca contínua por conhecimento”, compartilhou Elisangela Matsuoka, diretora do Elite Guará.

Entre os objetivos das Olimpíadas estão: estimular o interesse pela ciência e pesquisa, despertar o gosto por desafios, aplicar conhecimentos teóricos e práticos, proporcionar diferentes experiências, estimular a busca constante pelo conhecimento, identificar áreas de interesse e promover um ambiente de aprendizagem enriquecedor.

Os melhores colocados, além de subir ao pódio e ganhar medalha, podem também conquistar uma vaga em universidades públicas renomadas do país, sem precisar fazer o Enem ou outros vestibulares, e também ingressar em escolas internacionais. De olho nesses resultados, as escolas vêm formalizando programas internos de preparação de seus alunos, oferecendo orientação e dedicação específica.

A ONElite destaca-se por seu alcance nacional e pela inclusão das disciplinas de Português e Matemática. A competição é destinada a alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas públicas ou privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Podem se inscrever não apenas os alunos da Elite Rede de Ensino, mas também estudantes de outras instituições, incentivando a participação ampla e diversificada.

O aluno Gustavo Lima, da 2ª série do Ensino Médio, do Elite Rede de Ensino – Unidade Guará, no Distrito Federal, foi um dos finalistas da Olimpíada Copernicus de Física e Astronomia, que aconteceu em Houston, no Texas, junto com estudantes de mais de 30 países. “Ao longo da minha trajetória acadêmica, tive a honra de ser premiado em algumas olimpíadas acadêmicas, nacionais e internacionais”, contou.

Além da Copernicus de Física e Astronomia, no Texas, Gustavo foi medalhista da OBMEP, da Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica, da Olimpíada Celestia de Astronomia, na Olimpíada Carbon de Química, na Olimpíada Principia de Física, menção honrosa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e ainda pretende participar da Olimpíada Internacional Copernicus de Matemática, a qual foi classificado para compor a delegação brasileira que vai para Nova York, dos dias 13 a 18 de julho, na fase Global da competição, onde participarão mais de 20 países.

“Sempre fui amplamente incentivado pela escola a alcançar meus objetivos, não apenas em momentos de vitórias, mas também diante de grandes desafios ao longo dessa jornada em competições. Até aula particular com conteúdos aprofundados a escola disponibilizou para me ajudar. Meu grande sonho é conseguir ingressar em uma universidade fora do país, que costuma valorizar as premiações e atividades extracurriculares, analisando todo o percurso acadêmico do aluno por completo”, comenta Gustavo.

As inscrições para a ONElite estão abertas até o dia 16 de agosto, com a primeira fase da competição sendo aplicada nos dias 27 e 28 de setembro, e a segunda fase no dia 26 de outubro. Para saber mais sobre as regras e informações completas, os interessados devem acessar o Regulamento 2024.

Links de inscrição:
Para alunos do Elite: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwiZg1Ywn565Hnbqs1rZbwPbFZQuLMZhX3sQaLF4xN0zKHLQ/formrestricted?pli=1
Para o público externo: https://atlasedu.com.br/sismat/modules/campaigns/dUJ1SExkQVZUNk01TlNrUnQwMnc5cXNPTHpiN1RpYVJTb2FDOXpkaVo0MkpiZGFr/register?internalAccess=true&_gl=1*trkoxr*_gcl_au*MTIyMzUwMjM0Mi4xNzE4MTE1Mzgw*_ga*NzAyMjU0NzA3LjE3MTgxMTUzODE.*_ga_N0QQW9PR11*MTcxOTQxNzE4MC43LjEuMTcxOTQxNzE4MC4wLjAuMTAyODcxMDQ2Mg

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
daredacao
Reportagens - 11769
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade